Dados do Trabalho
Título
DESENVOLVIMENTO DE UM ESCORE DE FUNCIONALIDADE DA LIPOPROTEINA DE ALTA DENSIDADE (HDL) E SUA ASSOCIAÇAO COM ALGORITMOS DE PREDIÇAO DE RISCO CARDIOVASCULAR E ATEROSCLEROSE SUBCLINICA EM INDIVIDUOS BRASILEIROS
Introdução
Estudos recentes demonstram que o aumento do colesterol na lipoproteína de alta densidade (HDL-C), induzido por medicamentos ou mutações genéticas, não é associado à redução de eventos coronarianos. A lipoproteína de alta densidade (HDL) apresenta aspectos funcionais distintos em relação ao seu papel cardioprotetor. O objetivo do estudo foi desenvolver um escore de funcionalidade da HDL (EFH) e avaliar a sua associação com algoritmos de predição de risco cardiovascular e aterosclerose subclínica em indivíduos brasileiros.
Material e Método
Trata-se de um estudo transversal composto por duas etapas. Na 1ª etapa, o EFH preditor de risco cardiovascular (EFH-RCV) foi desenvolvimento e validado a partir de uma subamostra do estudo CARDIONUTRI (n=354). Na 2ª etapa, o EFH preditor de aterosclerose subclínica (EFH-AS) foi desenvolvido e validado com dados de uma subamostra do estudo ELSA-Brasil (n=4549). No estudo CARDIONUTRI foram avaliadas a atividade da paraoxonase 1 (PON1) e da proteína de transferência de ésteres de colesterol (CETP), a concentração da apolipoproteína AI (APOAI), a capacidade antioxidante da HDL (lag time) e as subfrações da HDL pelo método Lipoprint®. O estudo ELSA-Brasil avaliou as subfrações da HDL pelo método Vertical Auto Profile (VAP) e Ressonância Magnética Nuclear (RMN), e a aterosclerose subclínica por tomografia computadorizada, quantificação da calcificação da artéria coronária (CAC) e calculo do escore da CAC.
Resultados
No desenvolvimento do EFH-RCV, a HDL grande apresentou maior força de associação com o risco cardiovascular no modelo múltiplo final (OR = 0,797; p
Discussão e Conclusões
O tamanho da HDL revela um futuro promissor como adjuvante na estimativa do risco cardiovascular, com destaque para a HDL grande que apresentou associações mais fortes, independente do conteúdo de HDL-C.
Palavras Chave
Lipoproteínas, lipoproteína de alta densidade, HDL, funcionalidade da HDL, tamanho da HDL, risco cardiovascular, algoritmos de risco cardiovascular.
Área
Pesquisa Básica
Instituições
Faculdade de Saúde Pública - São Paulo - Brasil
Autores
MARIA CAMILA PRUPER DE FREITAS, Nágila Raquel Teixeira Damasceno, Paulo Andrade Lotufo