27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES PORTADORES DE CARDIOPATIA CONGÊNITA DE FISIOLOGIA UNIVENTRICULAR SUBMETIDOS À CIRURGIA DE GLENN BIDIRECIONAL EM HOSPITAL TERCIÁRIO DE SALVADOR-BA.

Introdução e/ou Fundamentos

As cardiopatias congênitas são anormalidades estruturais e da função cardiovascular, causadas na maioria dos casos por alterações do desenvolvimento embrionário. Dentro deste espectro se destacam as cardiopatias de fisiologia univentricular, com indicação de tratamento cirúrgico de acordo com a fisiopatologia do defeito congênito. Na maioria das vezes os pacientes vão ser submetidos a mais de um procedimento cirúrgico, dentre eles a cirurgia de Glenn bidirecional.

Métodos

Estudo de corte transversal, retrospectivo, realizado com pacientes submetidos à cirurgia de Glenn bidirecional entre 01 janeiro de 2016 a 30 de junho de 2020, no serviço de cardiologia pediátrica em hospital terciário da cidade de Salvador - BA. A coleta de dados foi instituída com o preenchimento de formulários, de acordo com a análise de prontuários, incluindo as seguintes variáveis: sexo, faixa etária, procedência, método diagnóstico, idade em que foi realizada a cirurgia, realização de cateterismo cardíaco, complicações pós-operatórias e taxa de mortalidade. 

Resultados e Conclusões

 A amostra final foi composta por 31 pacientes. Predominaram pacientes do sexo masculino (54%), com média de idade à cirurgia de 2 anos e 5 meses, provenientes da região metropolitana de Salvador (58%). Apenas 19% foram diagnosticados antes do nascimento, e 51% obtiveram seu diagnóstico no período neonatal por meio da realização do ecocardiograma. O tipo de defeito mais prevalente foi a Atresia Tricúspide 1B. Um total de 4 pacientes foi a óbito, sendo a maioria no pós-operatório mediato. Conclusão: A média de idade da realização do procedimento cirúrgico foi aos 29 meses de vida, ainda dentro do período ideal para a cirurgia de Glenn. A taxa de mortalidade foi de 16%, compatível com dados de outros estudos.

Área

Cirurgia cardíaca

Instituições

Hospital Ana Nery - Bahia - Brasil

Autores

Larissa Kropf Azevedo