27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

DISFUNÇÃO DO VENTRÍCULO DIREITO AVALIADA PELO SPECKLE-TRACKING E RELAÇÃO COM INSUFICIÊNCIA PULMONAR NO LONGO PRAZO DE PACIENTES SUBMETIDOS À VALVOPLASTIA PULMONAR PERCUTÂNEA NA INFÂNCIA

Introdução e/ou Fundamentos

A valvoplastia pulmonar percutânea por balão (VPB) é o tratamento de escolha para estenose valvar pulmonar (EVP). Sua principal complicação, a insuficiência pulmonar (IP), tem sido relacionada a piora da função do ventrículo direito (VD). Procuramos analisar a correlação entre a IP e a função sistólica do VD, avaliada pelo Speckle-tracking e parâmetros convencionais, no longo prazo em uma coorte de pacientes submetidos a VPB na infância. 

Métodos

Foram revisadas as VPB realizadas no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2015; excluídos os pacientes com outras cardiopatias congênitas, gradiente residual transvalvar máximo > 35mmHg e os tratados com idade > 10 anos. Após seleção, uma análise ecocardiográfica atual foi realizada e avaliadas as correlações entre IP com parâmetros de função sistólica por métodos convencionais (TAPSE, FAC e onda S) e strain sistólico longitudinal global do VD (SGVD) e da parede livre do VD (SPLVD). Foram investigadas também as variáveis da época da VPB relacionadas com a gravidade da IP. Aplicou-se testes estatísticos apropriados conforme a distribuição e considerada diferença significante se p < 0,05.

Resultados e Conclusões

A amostra foi composta por 18 pacientes. Na época da VPB a mediana de idade foi de 4 meses e a do gradiente transvalvar pulmonar máximo foi de 53 mmHg. A função sistólica do VD foi alterada em apenas 2 pacientes  ao ser empregado TAPSE, FAC e onda S; a análise do strain do VD mostrou-se alterada em 4 pacientes pelo SPLVD e em 8 pacientes quando aplicado o GLSVD (p<0,05)- figura 1. Houve correlação entre o grau de IP e a disfunção do VD na avaliação pelo SPLVD(r= -0,66; p=0,02) e GLSVD (r=-0,57; p=.0,01) figura 2 e 3. Apenas a idade inferior a 12 meses no momento da VPB foi preditiva do grau de IP no longo prazo (p<0,005) - figura 4.  Em nosso estudo, o emprego do strain na avaliação do ventriculo direito detectou disfunção ventricular em maior número quando comparados ao uso apenas de métodos convencionais. A IP de grau importante associou-se com disfunção do VD no longo prazo e esteve relacionada a VPB realizada antes dos 12 meses de vida.

Palavras Chave

Speckle-tracking; ventrículo direito; estenose valvar pulmonar; valvoplastia pulmonar percutânea;

Área

Imagem cardiovascular na cardiopatia congênita e adquirida

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Luciana Silveira Nina de Azevedo, Celia Maria Camelo Silva, Valdir Ambrósio Moisés