27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

PROJETO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM TRIAGEM NEONATAL DE CARDIOPATIA CONGÊNITA EM MATERNIDADES DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. APRESENTAÇÃO E RESULTADOS INICIAIS.

Introdução e/ou Fundamentos

As cardiopatias congênitas são os defeitos mais encontrados ao nascimento. A prevalência é de 8 a 10 casos para cada 1000 nascidos vivos, estimando-se portanto que nasçam a cada ano 28.846 novos casos de cardiopatia no Brasil. O estado do Rio Grande do Norte (RN) apresenta problemas graves na linha de cuidado a estes pacientes, sobretudo no diagnóstico precoce neonatal e pré-natal, que torna-se mais relevante quanto mais se afasta do centro metropolitano. O treinamento de profissionais não cardiologistas e o apoio da telemedicina parecem ser uma tendência muito promissora, com exemplos de sucesso no Brasil como o do estado da Paraíba, em parceria com o Círculo do Coração.

Métodos

Foi idealizado e implementado em seis maternidades do estado do RN projeto de Educação continuada, em 3 eixos de aprendizagem, sendo o eixo 1 capacitação e treinamento de profissionais médicos e de enfermagem em triagem neonatal de cardiopatias e ecocardiograma de triagem, o eixo 2 sendo treinamento prático em mutirões de atendimento no interior do estado e o eixo 3, o atendimento dos pacientes suspeitos nas maternidades por profissionais não especialistas capacitados nos eixos 1 e 2, com tutoria e assistência por telemedicina de profissionais cardiopediatras em Natal. 

Resultados e Conclusões

Foi implementado em maio de 2022 os cursos de capacitação para profissionais médicos e de enfermagem com foco nas diferentes modalidades de triagem de acordo com a especialidade, com treinamento de ecocardiograma previsto para os médicos. 26 médicos e 98 enfermeiros participam atualmente do programa. Em junho de 2022, foi realizado um mutirão de atendimentos que atendeu 308 crianças com suspeita de cardiopatia, sendo o treinamento prático destes profissionais. Atualmente profissionais estão realizando avaliação de pacientes com suspeita de cardiopatia com supervisão do tutor especialista por telemedicina, já tendo identificado casos com necessidade de intervenção cirúrgica. O método está ainda sendo implementado mas mostrando-se uma opção viável para melhorar o acesso de pacientes ao diagnóstico precoce, especialmente em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos e pólos médicos.

Área

Cardiologia fetal e neonatal

Instituições

Amico Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Raimundo Francisco de Amorim Junior, Arthu Linniker Lopes de Oliveira, LUIZ EDUARDO SARMENTO FURTADO DE MENDONÇA MENEZES, WAGNER PIGNATARO LIMA FILHO, RAYANE LARISSA SANTOS DE ARAÚJO MONTEIRO, HELOISA MARTINS FRANÇA, ANDREA GOMES DA ROCHA BRITO, Ranielly Santos de Aquino, Índigo Veras Lobo de Paiva, JOSÉ MADSON VIDAL DA COSTA