27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

Impacto assistencial e educacional de um mutirão de atendimentos de pacientes com cardiopatias congênitas suspeitas ou confirmadas.

Introdução e/ou Fundamentos

Se tratando do tipo mais comum de anomalia congênita, a cardiopatia congênita (CC) possui prevalência global de 1%, aproximadamente. Grande parte dos recém-nascidos com CC são diagnosticados no pré-natal ou logo após o nascimento. Entretanto, ainda se trata de uma patologia muito subdiagnosticada e muitos diagnósticos são realizados apenas após a alta da hospitalização do parto, sendo este atraso um aumento do risco de morbidade e mortalidade para esses pacientes.   

Métodos

Avaliar o impacto de mutirão de atendimentos de cardiologia pediátrica no estado do Rio Grande do Norte em sua primeira edição.

Resultados e Conclusões

Foi realizado um mutirão de  atendimentos em seis municípios do estado do Rio Grande do Norte. Foram atendidos 308 pacientes, sendo 53,3% do sexo masculino e 46,6% do sexo feminino, onde 11,3% eram procedentes da capital potiguar, enquanto 88,7% do interior do estado. Ao final, 47,3% dos pacientes foram identificados como portadores de cardiopatia congênita, sendo 15,5% destes com diagnóstico realizado no mutirão. Foram encaminhados à cirurgia ou intervenção percutânea 8,6%, e outros 8,6% à discussão com equipe cirúrgica para definição da melhor abordagem. Na oportunidade, também foram capacitados 18 médicos em ecocardiograma de triagem e 44 profissionais de enfermagem para triagem de cardiopatias congênitas. Apesar de se tratar de uma ação pontual de saúde, mutirão de atendimentos tem o potencial de identificar casos novos e com necessidade de tratamento cirúrgico, especialmente em localidades mais afastadas da capital ou centros terciários, mostrando impacto no rastreio e condução das doenças cardíacas congênitas. Há de se considerar também o impacto que ações como essa podem ter quando associadas a  treinamento e capacitação de profissionais para a melhoria do diagnóstico em regiões remotas.  

Área

Cardiologia clínica

Instituições

AMICO NATAL - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Luiz Eduardo Sarmento Furtado de Mendonça e Menezes, Letícia Lopes da Costa, Ingrid Cardoso Uliana, Kennedy Guimarães da Silva, Maria Solange Moreira de Lima, Andrea Gomes da Rocha Brito, Thaisa Jamille Alves Ferreira, Jacqueline Araújo da Silva, Izabel Cristina Oliveira Souto, Raimundo Francisco de Amorim Júnior