27º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Dados do Trabalho


Título

A FRAÇÃO DE ENCURTAMENTO DO ÁTRIO ESQUERDO ESTÁ REDUZIDA EM FETOS COM RESTRIÇÃO DE CRESCIMENTO INTRAUTERINO: ESTUDO PILOTO

Introdução e/ou Fundamentos

O crescimento intrauterino restrito (CIUR) é uma das principais causas de desfechos gestacionais adversos, com possíveis consequências a longo prazo. A resistência placentária aumentada e as alterações hemodinâmcas, dela decorrente, podem alterar a função diastólica do ventrículo esquerdo. A hipótese do presente estudo é de que a fração de encurtamento do átrio esquerdo (FEAE), já utilizada para avaliação dessa alteração no diabetes materno, está reduzida em fetos com CIUR.

Métodos

Trata-se de um estudo prospectivo, transversal, observacional, em fetos com idade gestacional entre 25 e 40 semanas com CIUR, por insuficiência placentária, comparados a conceptos de mães sem comorbidades e com crescimento adequado para a idade gestacional.  Para o cálculo amostral, baseado em estudos prévios, para um poder de 80% e uma significância de 5%, foi estimado um "n" de 32 pacientes para cada grupo.    

Resultados e Conclusões

Foram avaliados neste estudo piloto, por ecogragfia fetal, 107 gestantes na segunda metade da gestação, sendo 23 com CIUR e 83 do grupo controle. A média de idade materna foi de 31,9 anos no grupo de casos e de 29,9 no grupo controle. A média de idade gestacional foi de 32,2 semanas no grupo de casos e de 29,3 semanas no grupo controle. A média da FEAE foi de 0,32 no grupo de casos e de 0,61 no grupo controle (p<0,001). Este estudo preliminar demonstra, em caráter original, que fetos com crescimento intrauterino restrito têm menor fração de encurtamento no átrio esquerdo do que fetos com pesos adequados para idade gestacional, de mães sem comorbidades, sendo a disfunção diastólica do ventrículo esquerdo seu provável substrato funcional.

Palavras Chave

Disfunção diastólica fetal, crescimento intrauterino retardado, ecocardiografia fetal.

Área

Cardiologia fetal e neonatal

Autores

Anna Marcela Carreira Aramayo, Vitória Aragon, Gabriel Magalhães, Vitória Gomez, Eduarda Bonamigo, Júlia Foresti, Paulo Zielinsky