Dados do Trabalho
Título
Eficácia do Point-Of-Care de Tempo de Protrombina no acompanhamento da terapia de varfarina em pacientes idosos
Introdução e/ou fundamentos
A prescrição de anticoagulantes orais inibidores de vitamina K, como a varfarina, é uma frequente intervenção em pacientes com fibrilação atrial, trombose venosa e valvulopatias, condições frequentemente associadas a idosos. Um ponto negativo do uso destes fármacos é uma estreita janela terapêutica, o que demanda um constante monitoramento laboratorial para o ajuste da dosagem, realizado pelo teste do Tempo de Protrombina (TP) ou Razão Internacional Normalizada (RNI). Os testes Point-of-Care (POC) podem facilitar esse monitoramento, evitando desfechos indesejados como tromboembolismo e hemorragia. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar as evidências científicas relacionadas à redução destes eventos adversos em idosos com uso de varfarina pela inserção do POC de RNI.
Métodos
Para isso foi realizada uma revisão rápida da literatura segundo a metodologia proposta pelo órgão canadense National Collaborating Center for Methods and Tools. A pergunta norteadora da revisão foi: "Realizar o teste de RNI com POC em pacientes idosos em uso de varfarina evita hemorragias ou tromboembolismo em relação a cuidado usual?" As evidências foram buscadas no portal PubMed e avaliadas conforme a prerrogativa do método com foco na pirâmide 6S. A avaliação da qualidade metodológica foi feita com base nas ferramentas do órgão Joanna Briggs Institute.
Resultados
O uso de POC para acompanhamento de terapia de varfarina é recomendado pelo guideline da Sociedade Americana de Hematologia de 2018. Ainda, de acordo com um estudo com mais de 183.000 idosos em uso de varfarina, apenas 55% estão na faixa terapêutica adequada. Além disso, uma revisão sistemática da Cochrane de 2016 apresenta a redução de eventos trombóticos, mas não eventos hemorrágicos maiores com o uso desta tecnologia nesta população. Essas literaturas apresentaram adequada qualidade metodológica.
Discussão
A varfarina é eficaz no manejo de idosos com fibrilação atrial, trombose venosa e válvula cardíaca artificial, contudo ela é subutilizada devido à dificuldade no ajuste e manutenção da dose terapêutica.
Conclusões
Nesse contexto, e com base nas evidências encontradas, é possível confirmar que o POC de INR facilita o acompanhamento e agrega qualidade de vida a esta população, trazendo benefícios no acompanhamento de idosos em uso de terapia de varfarina.
Palavras chave
Varfarina, Tempo de Protrombina, Razão Normatizada Internacional, idosos, Point-Of-Care, tromboemboembolismo, hemorragia.
Área
Temas Livres
Instituições
Unisinos - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
ISABELA VIEIRA PEREIRA, Giovana Dalpiaz, Bruno Pereira Dos Santos, Julia Konzen Moreira, Mariana Rost Meireles, Priscila Schmidt Lora