Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA MASSA CORPÓREA E RISCO NUTRICIONAL DE PACIENTES MUITO IDOSOS INTERNADOS EM HOSPITAL GERIÁTRICO DO RECIFE

Introdução e/ou fundamentos

O estado nutricional dos pacientes idosos hospitalizados influencia na evolução clínica, estando relacionado a piores desfechos, principalmente quando associado a comorbidades. A avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) isoladamente não contempla o risco nutricional destes indivíduos, pois não é infrequente encontrar o paciente eutrófico com risco nutricional elevado. Esse trabalho teve como objetivo analisar a massa corpórea e o risco nutricional de pacientes muito idosos internados em hospital público.

Métodos

Estudo transversal observacional, descritivo, realizado entre o período de maio a julho de 2021 em pacientes idosos, ≥ 80 anos, internados na enfermaria de serviço de referência em geriatria do Estado de Pernambuco. Realizada análise do IMC e do Nutritional Risk Screening (NRS-2002), triagem nutricional padrão-ouro. 

Resultados

Dentre os 105 pacientes estudados, 1 foi excluído devido à falta de dados. Analisando os 104 pacientes  foi encontrado: 71,84% do sexo feminino, com média de idade de 87,1 (variando de 80 a 107 anos). Ao avaliar as comorbidades, 59,62% pacientes apresentavam hipertensão arterial sistêmica, 41,35% diabetes melitus, 15,38% doença pulmonar obstutriva crônica, 1,92% asma e 22,33% insuficiência cardíaca. Nesse estudo, 90,38% apresentaram risco nutricional de acordo com o NRS. Na avaliação de acordo com o sexo, a proporção de mulheres com risco nutricional foi maior que a de homens (91,89% vs 86,21%). Além disso, quanto ao IMC, 43,27% foram classificados como desnutridos, enquanto 35,58% eutróficos e 21,15% obesos, estando em maior porcentagem de adequação (eutrofismo) o sexo feminino, com 41,38% do total de mulheres, já o sexo masculino, 32,43% do total de homens.

Discussão

.

Conclusões

De acordo com os dados da amostra, os pacientes muito idosos internados apresentaram risco nutricional, principalmente as mulheres, que revelaram risco mais elevado em relação aos homens. Também foi possível observar uma maior frequência de eutrofismo no sexo feminino. Assim, apesar da adequação do peso no momento da admissão, existe um maior risco nutricional.

Palavras chave

Nutritional Risk Screening, Índice de Massa Corporal, Idosos.

Área

Temas Livres

Instituições

Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) - Pernambuco - Brasil, Hospital Eduardo Campos Da Pessoa Idosa (HECPI) - Pernambuco - Brasil

Autores

MARIA EDUARDA RODRIGUES FERREIRA, Ellen Beatriz Sobral, Maria Eduarda Borges Matias, Gustavo Henrique dos Santos Soares , Jessica Myrian de Amorim Garcia , Wagner Gomes Reis