Dados do Trabalho
Título
Avaliação do perfil de mortalidade de idosos internados com COVID 19 em hospital de referência durante a pandemia.
Introdução e/ou fundamentos
O Sars-CoV-2 provocou um impacto a nível mundial e se apresenta de forma mais severa na população geriátrica. A gravidade desta patologia está associada à senescência e senilidade, sobretudo com o aparecimento das doenças crônicas, como as endocrinopatias e cardiopatias e das alterações hepatocelulares. Esse estudo objetivou avaliar o perfil de mortalidade de idosos internados com COVID 19.
Métodos
Estudo transversal observacional descritivo, retrospectivo, composto por pacientes com idade ≥ 60 anos internados na enfermaria e unidade de terapia intensiva de serviço público de referência em idosos do Estado de Pernambuco, por período de 7 meses não consecutivos. O diagnóstico de COVID 19 foi realizado por meio do RT-PCR.
Resultados
A amostra foi composta por 39 pacientes, com média de idade de 77 anos, dos quais 51,28% eram do sexo feminino. Quando analisadas as comorbidades, 25,64% eram diabéticos, 58,97% tinham hipertensão arterial sistêmica (HAS) e 23,07% apresentavam doença renal crônica (DRC). Quanto à evolução clínica dos pacientes durante hospitalização, 58,97% fizeram uso de antibiótico (ATB), 46,15% utilizaram corticoides e 38,46%, utilizaram drogas vasoativas (DVA). Quando avaliados os eventos pulmonares, 43,59% foram submetidos à ventilação mecânica (AVM) e desses, 17,64% foram submetidos à traqueostomia. Avaliando os marcadores inflamatórios sistêmicos, a média do PCR foi de 61,59, com 38,46% dos pacientes apresentando PCR maior que 100 mg/L. Além disso, constatou-se que, em relação a avaliação de coagulopatias, a média de INR foi de 1,24, com 92,31% dos pacientes apresentando INR acima de 1. O tempo médio de internamento hospitalar foi de 12,87 dias. Em relação ao desfecho, observou-se que, 46,15% dos pacientes evoluíram para óbito, 17,95% tiveram alta hospitalar e 35,9% foram transferidos para outro serviço de saúde.
Discussão
.
Conclusões
De acordo com a análise da amostra, a mortalidade dos idosos hospitalizados por Covid 19 foi elevada e os fatores de pior prognostico como, AVM, DVA e necessidade de ATB, estiveram presentes com maior recorrência. Percebeu-se ainda que os valores de PCR e INR se apresentaram elevados em alta frequência.
Palavras chave
Idosos; COVID 19; Mortalidade.
Área
Temas Livres
Instituições
Faculdade Pernambucana de Saúde - Pernambuco - Brasil, Hospital Eduardo Campos - Pernambuco - Brasil
Autores
MARIA EDUARDA BORGES MATIAS, Gustavo Henrique dos Santos Soares , Ellen Beatriz Sobral, Maria Eduarda Rodrigues Ferreira , Jessica Myrian de Amorim Garcia, Wagner Gomes Reis