Dados do Trabalho
Título
Avaliação da presença de sarcopenia em pacientes idosos diabéticos portadores de insuficiência cardíaca.
Introdução e/ou fundamentos
A diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que frequentemente está associada a complicações cardiovasculares, assim como comprometimento na força e na massa muscular esquelética, podendo desenvolver sarcopenia. Alterações na função muscular causam maior incapacidade funcional e predispões à morbimortalidade na população geriática. Esse estudo teve como objetivo avaliar a presença de sarcopenia em idosos diabéticos portadores de insuficiência cardíaca.
Métodos
Estudo transversal observacional descritivo, composto por pacientes (≥ 65 anos) internados na enfermaria e emergência de serviço de referência em cardiologia do Estado de Pernambuco, entre o período de agosto de 2020 e setembro de 2021. Para o diagnóstico DM foi realizado exames laboratoriais como glicemia em jejum e hemoglobina glicada e aplicados questionários que avaliaram o tempo de diagnóstico. A presença do risco de sarcopenia foi avaliada através do SARC-F e os parâmetros morfológicos do coração foram avaliados a partir do Ecocardiograma transtorácico.
Resultados
A amostra foi composta por 195 pacientes, com média de idade de 72,88 anos, dos quais 53,85% dos pacientes eram do sexo masculino. Desses pacientes, 55,89% tinham diagnóstico de DM. Quando avaliadas as complicações vasculares dos pacientes diabéticos, 24,77% tinham retinopatia, 55,04% possuíam neuropatia e 39,45% apresentavam nefropatia. De acordo com o resultado do SARC-F o risco de sarcopenia (SARC-F > 4) foi de 56,41% dos pacientes que compuseram a amostra total. Ao relacionar os parâmetros de DM e SARC-F, foi encontrado o seguinte resultado: dentre aqueles diabéticos, 59,63% tinham sarcopenia, ao passo que 40,37% não apresentavam parâmetros clínicos compatíveis com essa complicação. Observou-se ainda que, ao comparar os dados de DM prévia e SARC-F, foi verificado que 7,69% dos pacientes com DM prévia com menos de 1 ano tinham risco de sarcopenia, ao passo que 69,23% dos pacientes com DM prévia há mais de 5 anos possuíam risco de sarcopenia.
Discussão
.
Conclusões
Segundo a amostra estudada, em conformidade com a literatura, pacientes com diagnóstico de DM exibiram maior risco de prevalência de sarcopenia. Constatou-se, ainda, uma maior frequência de pacientes com risco de sarcopenia quando destacado o tempo de evolução clínica de DM.
Palavras chave
Diabetes Mellitus; Sarcopenia; Idosos.
Área
Temas Livres
Instituições
Faculdade Pernambucana de Saúde - Pernambuco - Brasil, Hospital Agamenon Magalhães - Pernambuco - Brasil, Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
MARIA EDUARDA BORGES MATIAS, Ellen Beatriz Sobral, Carolina Jerônimo Magalhães, Mirela Ávila Litvin, Jessica Myrian de Amorim Garcia, Francisco Bandeira