Dados do Trabalho
Título
Avaliação do perfil de idosos portadores de insuficiência cardíaca com distúrbios cognitivos.
Introdução e/ou fundamentos
A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome complexa de caráter progressivo que cursa com diminuição do índice cardíaco e,consequentemente, diminuição do fluxo sanguíneo cerebral. Essa patologia está associada à diminuição da funcionalidade e do desempenho cognitivo dos idosos acometidos, culminando no declínio significativo da qualidade de vida e no maior índice de morbidade da população geriátrica. Esse estudo tem como objetivo avaliar o perfil de idosos portadores de insuficiência cardíaca com disfunção cognitiva.
Métodos
Estudo transversal observacional descritivo, composto por pacientes (≥ 65 anos) internados na enfermaria e emergência de serviço de referência em cardiologia do Estado de Pernambuco, entre o período de agosto de 2020 a dezembro de 2021. Para diagnóstico de IC foram analisados os aspectos morfológicos do coração por meio do Ecocardiograma Transtorácico e os aspectos clínicos. A presença de distúrbios cognitivos foi avaliada através de formulário à beira do leito, por meio do Mini-Cog.
Resultados
A amostra foi constituída por 192 pacientes, com média de idade de 73 anos, dos quais 53,6% eram do sexo masculino. Quando avaliada a distribuição de déficit cognitivo em relação ao gênero, observou-se que 65,9% dos homens não possuíam déficit cognitivo em contrapartida a 34,1% das mulheres. Dentre as comorbidades dos indivíduos com disfunção cognitiva, 90% tinham hipertensão arterial sistêmica (HAS), 78,5% possuíam doença arterial coronariana (DAC), 19,3% tinham fibrilação atrial (FA) e 72% possuíam circunferência abdominal aumentada. Entre as endocrinopatias, que 44% tinham diabetes mellitus e 29,1% eram pré-diabéticos. Quanto aos eventos cardiovasculares, todos os pacientes eram portadores de IC e destes, 39,2% tinham fração de ejeção reduzida, 14,2% possuíam fração de ejeção pouco preservada e 46,6% fração de ejeção preservada.
Discussão
.
Conclusões
Na amostra estudada houve maior presença de déficit cognitivo em idosos com síndrome metabólica, HAS e coronariopatias. Observou-se, ainda, que houve uma tendência a relevância estatística quando relacionados o gênero com a cognição, uma vez que o sexo com menor percentual de distúrbios cognitivos foi no sexo masculino.
Palavras chave
Insuficiência cardíaca; Disfunção cognitiva; Idosos.
Área
Temas Livres
Instituições
Faculdade Pernambucana de Saúde - Pernambuco - Brasil, Hospital Agamenon Magalhães - Pernambuco - Brasil, Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
MARIA EDUARDA BORGES MATIAS, Ellen Beatriz Sobral, Carolina Jerônimo Magalhães, Mirela Ávila Litvin, Jessica Myrian de Amorin Garcia, Francisco Bandeira