Dados do Trabalho
Título
Análise da anatomia coronariana em pacientes idosos internados com insuficiência cardíaca
Introdução e/ou fundamentos
A insuficiência cardíaca (IC) associada à doença arterial coronariana é a etiologia de IC mais comum. Incidência e prevalência de IC aumentam com a idade e a função ventricular esquerda geralmente se relaciona com o grau de comprometimento das artérias coronarianas. IC é a causa mais comum de hospitalização em idosos e é responsável por alta morbimortalidade e altos custos em assistência médica. O objetivo deste estudo é avaliar a anatomia coronariana em pacientes idosos internados com IC.
Métodos
Estudo observacional transversal. Amostra obtida pela análise de prontuários de 98 pacientes idosos (≥60 anos) internados em enfermaria de cardiologia de hospital de referência na cidade do Recife, entre janeiro de 2017 e agosto de 2019. As cineangiocoronariografias dos pacientes foram analisadas e as lesões encontradas foram separadas de acordo com o grau de obstrução: leve (1-49%), moderada (50-69%) e severa (≥70%); o número de coronárias acometidas também foi avaliado. O diagnóstico de IC foi classificado baseado na fração de ejeção (FE) do ventrículo esquerdo: IC com FE preservada, pouco reduzida e reduzida.
Resultados
O estudo foi composto por 98 pacientes, com média de idade de 74.8 anos (variando entre 60 e 96 anos), 57% eram do sexo masculino. De acordo com os exames cineangiocoronariográficos, 24.6 % dos pacientes apresentavam lesão uniarterial, 21.4% biarterial, e 40.8% evidenciavam lesões multiarteriais (mais de duas artérias). Dos 98 pacientes estudados, 33% possuíam lesões coronarianas severas, e destes, 75% apresentavam lesão multiarterial, sendo essa relação estatisticamente significativa (p<0.001). Além disso, entre os idosos com lesões multiarteriais, 49% eram portadores de IC com FE reduzida e 21% de IC com FE pouco reduzida.
Discussão
.
Conclusões
De acordo com a amostra analisada, a maioria dos pacientes idosos com IC de etiologia isquêmica apresentaram lesões multiarteriais. Além disso, a presença de lesões severas foi concomitante ao acometimento multiarterial coronário, de forma estatisticamente relevante. Neste estudo, múltiplas artérias acometidas e seu grau de obstrução severo estiveram mais frequentemente presentes em idosos portadores de IC com comprometimento da função ventricular esquerda.
Palavras chave
idosos, insuficiência cardíaca, anatomia coronariana, doença arterial coronariana
Área
Temas Livres
Instituições
Faculdade Pernambucana de Saúde - Pernambuco - Brasil, Hospital Agamenon Magalhães - Pernambuco - Brasil, Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
CAROLINA JERONIMO MAGALHAES, João Pedro de Arruda Cunha, Romulo Alcoforado Salgues da Cunha Bezerra Maia, Mirela Ávila Litvin, Jessica Myrian de Amorim Garcia, Francisco Bandeira