Dados do Trabalho
Título
Redução do tempo médio de permanência hospitalar do SUS decorrente de transtornos de condução e arritmias cardíacas na faixa etária de 60-79 anos no período de 2017-2021 no Brasil.
Introdução e/ou fundamentos
Transtornos de condução e arritmias cardíacas são distúrbios da atividade elétrica do coração que, quando negligenciados, oferecem risco aos pacientes. Diferentes tratamentos podem ser indicados para o manejo a curto e a longo prazo desse tipo de doença, alguns necessitando internação hospitalar. Dessa forma, o objetivo é de analisar e comparar o tempo médio de internação, devido a transtornos de condução e arritmias cardíacas no Brasil entre 2017-2021.
Métodos
Estudo epidemiológico transversal descritivo a partir de dados secundários da plataforma DATASUS do período de 2017 a 2021. Os dados são referentes à população brasileira na faixa etária de 60 a 79 anos. O desfecho analisado foi o tempo médio, em dias, de permanência no hospital decorrente de transtornos de condução e arritmias cardíacas no Brasil.
Resultados
O tempo médio de hospitalização decorrente de transtornos de condução e arritmias cardíacas no ano de 2021 para pacientes na faixa etária de 60-79 anos no Brasil foi de 4,5 dias, havendo redução de 2,17%, 8,16%, 10%, 11,76% nesse número em comparação com 2020 (4,6 dias), 2019 (4,9 dias), 2018 (5 dias) e 2017 (5,1 dias), respectivamente.
Discussão
Dentre as hipóteses de causas dessa redução tem-se tanto o advento de novos protocolos assistenciais multidisciplinares de prevenção e tratamento, como as tecnologias em saúde, as quais oferecem tratamentos integrados, o que aumenta a previsibilidade do risco de complicações nos pacientes. Contudo, existe a necessidade de novos estudos acerca do tema, a fim de aprofundar e elucidar as possíveis causas.
Conclusões
Sendo assim, é evidente que há a diminuição do tempo médio de hospitalização consequente de transtornos de condução e arritmias cardíacas - na faixa etária de 60-79 anos - no Brasil, no período de 2017-2021.
Palavras chave
Arritmias. Condução. Hospitalização.
Área
Temas Livres
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
EMANUELLA LARA TARZO DE MEDINA COELI, ALINE DA SILVEIRA LOURENÇO, CAROLINA GUIMARÃES HERZOG, GUILHERME RODRIGUES VIANA, CAROLINA FEIJÓ BOMBANA, GRASIELE DO AMARAL MARTINS, GUILHERME SILVEIRA PROCIANOY, THIAGO DE ALMEIDA SALLES