Dados do Trabalho
Título
USO DE ILOPROST DISPERSADO POR AEROGEN COMO TRATAMENTO DE HIPERTENSAO PULMONAR NO PERIODO NEONATAL
Apresentação do Caso
Caso Clínico 1: Recém-nascido (RN) pré-termo moderado, nascido de parto cesárea APGAR
7/8. Devido desconforto respiratório, encaminhado à UTI neonatal sob ventilação não invasiva
(CPAP). Permaneceu com hipoxemia apresentando ao ecocardiograma (ECO) hipertensão pulmonar (HP) com sinais de disfunção de ventrículo direito, shunt direita esquerda pelo canal arterial. Iniciado
Iloprost inalatório em CPAP com melhora importante do quadro em 48 horas sem necessidade de
ventilação mecânica. Durante a evolução diagnosticado hipertireoidismo congênito.
Caso Clínico 2: RN pré-termo moderado, nasceu de parto cesárea APGAR 7/8. ECO fetal com comunicação interventricular (CIV), além de suspeita de trissomia do 21 intraútero. Evoluiu com HP grave e persistente, com 48 horas de vida, sendo intubado e necessário tratamento terapêutico diverso: óxido nítrico (NO), milrinone, sildenafil, noradrenalina, mantendo shunt direita esquerda pela CIV, pressão sistólica de artéria pulmonar (PSVD) entre 50 – 60mmHg. Com 1 mês de vida em ventilação pulmonar mecânica (VPM) iniciou Iloprost inalatório em Aerogen, com resposta clínica satisfatória e rápido desmame de suporte ventilatório.
Caso Clínico 3: RN pré-termo tardio, nasceu de parto cesárea por sofrimento fetal agudo e grande hemangioma hepático. Apresentou desconforto respiratório precoce e intubação em sala de parto. Diagnosticado com HP grave, com PSVD 94mmHg em ECO, iniciado milrinone e noradrenalina no 5º dia de vida, além de NO e sildenafil, porém mantendo crises de HP. Optado por uso de Iloprost inalatório em Aerogen evoluindo com melhora da oxigenação, rápido desmame de medicações e do suporte ventilatório.
Discussão
A Hipertensão Pulmonar (HP) do Recém-nascido é uma condição grave e caracterizada pela resistência aumentada dos vasos pulmonares. O tratamento padrão é com NO inalatório, porém o uso do Iloprost inalatório - medicamento pertencente à classe dos análogos da prostaciclina, vasodilatadores pulmonares seletivos, é uma opção que melhora oxigenação e reduz a resistência vascular pulmonar. A administração por malha de membrana vibratória dificulta seu uso na infância, porém o dispositivo Aerogen é uma opção nos casos de ventilação mecânica, ventilação não invasiva e cateter de alto fluxo.
Comentários Finais
Embora promissor, o uso de Iloprost em neonatos permanece limitado devido à falta de ensaios clínicos robustos e diretrizes específicas para essa população. O uso do dispositivo Aerogen pode ser uma solução para os diversos suportes ventilatórios.
Palavras chave
Hipertensão Pulmonar; Neonatal; Iloprost; Aerogen
Área
Tema Livre
Instituições
Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
Mariana Guimarães Gomes Zanata, Flávia Cristina Navarro, Yasmim Mendes Silva