XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial

Dados do Trabalho


Título

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO MELHORA O ENFRENTAMENTO ÀS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS, APÓS IMPLANTAÇÃO DO PAINEL DE GESTÃO

Introdução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo, por meio da implementação do protocolo institucional, lançou o Programa Cuidando de Todos, que, com ações estratégicas de promoção e prevenção, rastreamento, estratificação de risco, acompanhamento e adesão ao tratamento, busca assegurar a redução de complicações e mortes associadas às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Objetivo

A fim de promover melhorias no enfrentamento às DCNT, na visão estratégica das diretrizes e no alinhamento das ações, foi implementada uma ferramenta de trabalho, chamada painel de gestão.

Método

Método
O painel de gestão foi disponibilizado para gestores das UBS, STS e CRS. Trata-se de um formulário eletrônico atualizado mensalmente, em que 43 questões captam diferentes aspectos das diretrizes estratégicas do Programa Cuidando de Todos, por meio de rotinas proativas na governança dos dados. A periodicidade e incorporação da temática de DCNT nas reuniões das equipes de saúde, o número de gestores e profissionais capacitados, o uso regular das informações para organização das ações e o monitoramento rotineiro das metas e dos indicadores ganharam relevância na gestão feita pela SMS.

Resultados

A pandemia da Covid-19, em 2021, não impediu a retomada do rastreamento e controle das DCNT. Entre o segundo e o quarto trimestre de 2021, constatamos a manutenção de patamares elevados de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que incorporaram essa temática nas reuniões de equipe (86% a 97%), situação semelhante à média do número de gestores (76%) e de profissionais de saúde (82%) capacitados no Protocolo Cuidando de Todos. Neste período, a variação positiva foi ainda mais expressiva para manutenção do painel atualizado (+ 30%), incorporação das informações nas reuniões de equipe (+ 16%) e monitoramento rotineiro de metas e indicadores (+ 22%).

Conclusão

Os resultados alcançados neste curto espaço de tempo, e diante de circunstâncias tão adversas para o sistema municipal de saúde, indicam que a adoção de soluções inovadoras e criativas, como o painel de gestão, constituem ações estratégicas, sustentáveis e estruturantes para reorganização da governança dos dados, construção e alinhamento de novas práticas de trabalho e fortalecimento das ações (acompanhamento, tratamento, promoção e prevenção) que realizamos.

Palavras Chaves

Atenção Primária à Saúde; Doença Crônica;

Área

Área Básica

Instituições

SECRETARIA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

KARINA MAURO DIB, ALEXANDRE GOMES LOPES, Giselle Cacherick