Dados do Trabalho
Título
PERFIL CLÍNICO-ANGIOGRÁFICO DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA ESTÁGIO 5 EM TRATAMENTO POR HEMODIÁLISE
Introdução
A prevalência de doença arterial coronariana (DAC) vem aumentando progressivamente em todo o mundo, em consequência do aumento da expectativa de vida e da sobrevivência aos quadros agudos. Em pacientes com doença renal crônica (DRC) a DAC constitui umas das principais causas de morbimortalidade, especialmente nos pacientes em hemodiálise. Dados da literatura indicam que os fatores de riscos são múltiplos e se identificam com condições associadas à doença cardiovascular na população geral.
Objetivo
Identificar o perfil clínico e angiográfico de pacientes com DRC estágio 5 em tratamento por hemodiálise.
Método
Coorte prospectiva e observacional que incluiu pacientes portadores de DRC estágio 5, candidatos a transplante renal, submetidos à pelo menos um exame angiográfico para investigação de DAC e avaliação cardiovascular entre janeiro de 2015 e março de 2021. DAC foi definida como estenose ≥ 70% por angiografia.
Resultados
Foram incluídos 157 pacientes com idade média de 55,2±11,8 anos, maioria do sexo masculino (58,7%), brancos (74,4%), tabagistas (52,2%), diabéticos (56,7%), hipertensos (57,7%), índice de massa corporal médio de 27,1 ± 5,3 kg/m2, tempo médio de hemodiálise com 40,2 ± 45 meses. A prevalência de DAC foi de 53%. DAC significativa esteve associada ao sexo masculino (p=0,012), diabetes (p=0,029), infarto agudo do miocárdio (p<0,001), índice de massa do ventrículo esquerdo (p=0,002), espessura da parede posterior (p= 0,038), tempo de hemodiálise (p< 0,001) e high density lipoprotein (p=0,017).
Conclusão
Foi observado uma alta prevalência de DAC em pacientes com DRC estágio 5 em tratamento por hemodiálise. DAC esteve associado ao sexo masculino diabetes e infarto agudo do miocárdio.
Área
Hipertensão Arterial
Autores
Daniel Batista Conceição dos Santos, Fernando Augusto Domingues, Milene Bruna Dias de Souza, José Jayme Galvão De Lima, Luís Aparecido Bortolotto