Dados do Trabalho


Título

Aplicativo de celular (Pressão na Boa) para auxiliar no tratamento de pessoas com hipertensão no cenário brasileiro: um estudo de usabilidade.

Introdução

Intervenções com aplicativos (APPs) despontam como uma forma inovadora e efetiva no controle da hipertensão arterial sistêmica (HAS). Entretanto, pouco se sabe sobre a usabilidade desses aplicativos em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Objetivo

Investigar o engajamento e a percepção de usuários de um APP brasileiro voltado para o manejo da HAS.

Método

Trata-se de um estudo com abordagem mista, com dados secundários de um ensaio clínico randomizado. O APP “Pressão na boa”, com ferramentas voltadas para os componentes de adesão ao uso de medicamentos, monitoramento da pressão arterial (PA) e promoção/monitoramento da atividade física (AF) e educação em saúde, foi utilizado durante uma intervenção de oito semanas. Para os dados quantitativos, foi analisado o uso das funcionalidades de automonitoramento da PA e diário de AF ao longo das oito semanas de estudo. Para os dados qualitativos relacionados à percepção do usuário quanto ao APP foi realizado um grupo focal (GF), com roteiro semiestruturado, sendo empregado o método de análise temática. 

Resultados

No total, 24 participantes (57,2 ± 14,0 anos; 58,3% homens) utilizaram o APP. O total de participantes que realizaram registros de PA e/ou AF na primeira semana foi 19 (79,2%) e na última 10 (41,7%). Houve uma queda de 41 (46,6%) registros para PA e de 55 (51,9%) registros para AF ao final da intervenção (figura 1). Quanto ao GF, sete indivíduos participaram. No eixo “Usabilidade, engajamento e uso das funcionalidades”, a maioria ressaltou a importância das funcionalidades do APP para realizar o manejo da doença, sendo apontado, em contrapartida, fontes pequenas nas seções e muitas informações agrupadas, prejudicando o uso. Foram citadas como barreiras de uso o feedback negativo ao registrar valores elevados de PA, e o viés de memória para a funcionalidade de AF. No eixo “Aceitabilidade e percepção do sistema” a maioria dos participantes mostrou-se receptivo com o APP, mas a falta de afinidade com tecnologias foi a principal barreira de uso reportada. Outras barreiras apontadas foram a falta de tempo, limitações funcionais, desmotivação e cognição.     Figura 1. Uso semanal das funcionalidades do aplicativo

Conclusão

Um APP brasileiro voltado para o manejo da HAS apresentou alto desgaste de uso, mostrando-se, portanto, com pouco potencial de engajamento durante oito semanas. No entanto, o APP foi bem avaliado pelos participantes, sendo considerado útil para melhorar os valores PA, níveis de AF e educação em saúde.  

Área

Hipertensão Arterial

Categoria

Pesquisa Clínica

Autores

Marcelo Baggio, Eduardo Braghini Johann, Antonio Cleilson Nobre Bandeira, João Batista Oliveira Junior, Maria Eduarda Moraes Sirydakis, Allana Andrade Souza, Aline Mendes Gerage