Dados do Trabalho
Título
“Efeito da ingestão de NaCl 0.3 M na expressão de astrócitos e micróglias, marcadores inflamatórios, no núcleo do trato solitário (NTS) em animais com hipertensão renovascular (2R1C)”
Introdução
A hipertensão renovascular é caracterizada pela ativação do sistema-renina-angiotensina-aldosterona (SRAA). Além do aumento dos níveis pressóricos, o SRAA induz apetite ao sódio. Esses animais apresentam um aumento na ingestão diária de sódio hipertônico (NaCl 0,3 M), que é aversivo para animais normotensos. Dados da literatura mostram que animais 2R1C, que não consomem sódio, apresentam neuroinflamação no núcleo do trato solitário (NTS).
Objetivo
O presente trabalho busca elucidar se a ingestão contínua de sódio hipertônico (0,3 M) pelo animal 2R1C altera ou exacerba a neuroinflamação no NTS
Método
Foram utilizados ratos Holtzman jovens (150-180g) para a cirurgia 2R1C; os animais foram divididos em três grupos: 2R1C (n = 4), 2R1C-Na (n = 6) e SHAM-Na (n = 4). Todos foram mantidos com água, ração e sódio por seis semanas. O grupo SHAM-Na passou pela cirurgia 2R1C fictícia, sem a colocação do clipe de prata. Na sexta semana pós 2R1C, a artéria femoral de todos os grupos foi canulada, e o registro da pressão arterial foi feito com um intervalo de 24 horas. Os animais efetivamente hipertensos foram anestesiados, sob anestesia profunda, para a perfusão transcardíaca com salina tamponada (PBS 0,1 M), seguida de paraformoldeído a 4%. Em seguida, os encéfalos foram coletados e processados para a marcação, via imunohistoquímica, de micróglia e astrócito.
Resultados
Em relação a expressão de astrócitos, não existe diferença significativa entre o grupo SHAM e 2R1C (33 ± 4 vs. SHAM 37 ± 3; p > 0,05) no NTS comissural. A ingestão de sódio não alterou a expressão de astrócitos no NTS comissural entre os grupos 2R1C e 2R1C-Na (36 ± 5 vs. 2R1C 33 ± 4; p > 0,05). No NTS intermediário a expressão de astrócitos foi similar entre todos os grupos. Em relação a expressão de micróglias, o animal 2R1C apresenta um aumento no NTS comissural (c) (43 ± 1 vs. SHAM 32 ± 1; p < 0,05) e intermediário (i) (41 ± 1 vs. SHAM 28 ± 1; p < 0,05) quando comparado ao animal SHAM. O grupo 2R1C-Na apresentou uma maior expressão de micróglias quando comparado ao grupo SHAM e 2R1C, no NTSc (68 ± 8 vs SHAM 32 ± 1; p < 0,05) e NTSi (53 ± 3 vs 2R1C 41 ± 1; p < 0,05).
Conclusão
Os dados sugerem que o sódio potencializa a neuroinflamação no NTS dos animais hipertensos, suscitando a necessidade de mais estudos para entender como essa alteração afeta o tratamento da hipertensão renovascular.
Área
Hipertensão Arterial
Categoria
Pesquisa Básica
Autores
Gabriela Maria Lucera, Sarah Antunes da Silva, Jessica De Sá, José Vanderlei Menani, Eduardo Colombari, Debora Simões Almeida Colombari