Dados do Trabalho
Título
Estudo preliminar do efeito da telereabilitação com treinamento multimodal sobre a pressão arterial ambulatorial: um ensaio randomizado
Introdução
O envelhecimento é uma condição multifatorial que está associada a dependência funcional e ao aumento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial. O exercício aeróbio, resistido e o combinado consegue reduzir a pressão arterial, e pode ser ofertada tanto no formato remoto quanto presencial. Já o treinamento multimodal tem a finalidade de melhorar as capacidades físicas e habilidades motoras, e uma sessão mostra-se eficiente para reduzir a pressão arterial (PA), mas pouco se conhece sobre o efeito crônico dessa terapia nos parâmetros hemodinâmicos.
Objetivo
Avaliar o efeito da telereabilitação com treinamento multimodal sobre a pressão arterial ambulatorial em idosos com hipertensão arterial.
Método
Dezesseis idosos hipertensos (65,11±5,23 anos; 31,25±11,46 Kg/m2; 11 mulheres) foram randomizados para o grupo treinamento multimodal (GT) e grupo controle (GC: sem treinamento físico). O treinamento multimodal constou de exercícios para aprimorar as capacidades físicas e habilidades motoras, foi supervisionado e ofertado por dispositivo remoto de forma individual, durante 3x/semana por 16 semanas em dias não consecutivos. A PA foi avaliada pela monitorização ambulatorial da PA antes e ao término do protocolo experimental. Os dados estão apresentados como média e desvio padrão, e o g de Hedges foi utilizado para avaliar o tamanho do efeito entre as diferenças das médias dos grupos, categorizando-o em pequeno (0.15 a 0.39), moderado (0.40 a 0.74) e grande (≥ 0.75). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e registrado na plataforma REBEC RBR-6ztc65f.
Resultados
Os idosos treinados comparados aos do grupo controle apresentaram maior magnitude de redução da PA sistólica de 24h (-4,44±7,37 mmHg; 1,17 ± 2,94 mmHg, respectivamente; g = 0.952), vigília (-4,89±8,31 mmHg; 1,40 ± 3,05mmHg, respectivamente; g = 0.954) e sono (-1,33±4,56 mmHg; 2,63 ± 5,62mmHg, respectivamente; g = 0.785). A PA diastólica de 24h apresentou tamanho de efeito moderado (g = 0.444) e pequeno para a PAD de vigília e sono (g = 0.373; g = 0.248, respectivamente). Todos os idosos apresentaram uma adesão superior a 87% as sessões de exercício.
Conclusão
O treinamento multimodal promoveu maior redução da PA sistólica ambulatorial, com efeito clínico grande, e apresentou elevada adesão dos idosos ao protocolo.
Área
Hipertensão Arterial
Categoria
Pesquisa Clínica
Autores
Jennifer Ariely Sales Suassuna, Stephanney Karolinne Mercer Souza Freitas de Moura, Geilson Lucas de Lucena-Filho, Rafael Petrucci Negócio Montenegro, Eduardo dos Santos Soares Monteiro, Anderson José Rodrigues-da-Silva, Amilton da Cruz Santos, Maria do Socorro Brasileiro-Santos