Dados do Trabalho
Título
EFEITO DO TREINAMENTO MULTIMODAL POR TECNOLOGIA ASSISTIVA SOBRE O COMPORTAMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL DE IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL: Um ensaio Clínico Randomizado
Introdução
Evidências apontam que um programa de treinamento Multimodal é capaz de promover reduções na pressão arterial (PA) em idosos e hipertensos; embora não se saiba a partir de qual sessão essa PA reduz. Somado a isto, sabe-se que a aplicação de tecnologias digitais para fornecer serviços relacionados à saúde (Tecnologia assistiva) tem crescido exponencialmente, e, as condições pandêmicas recentes evidenciaram a necessidade de novas estratégias.
Objetivo
Avaliar o comportamento da PA durante um programa de treinamento Multimodal ofertado por tecnologia assistiva em idosos com hipertensão arterial.
Método
Idosos (67,0±0,57 anos; IMC de 29,7±0,71 Kg/m2) foram alocados no grupo Treinamento Multimodal (TM; n=20) e no grupo Controle (GC; n=9) após randomização estratificada por sexo e níveis de PA sistólica (PAS) de repouso. O programa de TM ocorreu de forma individual (idoso e terapeuta) e simultânea entre idoso e terapeuta durante 48 sessões realizadas três vezes por semana por videoconferência. Ambos os grupos participaram de palestras quinzenais remotas com temas sobre saúde. A PA foi avaliada por um monitor oscilométrico antes de cada sessão de treino, que foi entregue individualmente aos participantes antes do início da pesquisa. Os dados foram organizados por quartis (1a, 24, 36 e 48 sessões) e analisados pela ANOVA de dois fatores com post hoc de Bonferroni. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e registrado na plataforma REBEC RBR-6ztc65f.
Resultados
No grupo TM ocorreu redução da PAS e PAM em todos os quartis das sessões em relação ao momento pré-intervenção (p<0,05 para todas as comparações) enquanto que a PA diastólica (PAD) apresentou reduções apenas após a 24a (p=0,015) sessão. Na análise entre grupos, o grupo TM apresentou redução na PAS, PAD e PAM nas 36a (p=0,038; p=0,036, p=0,026 respectivamente) e 48a (p=0,036; p=0,032, p=0,026 respectivamente) sessões em relação ao grupo GC. Os valores de delta da pressão (PAS, PAD e PAM) foram significativamente menores no TM comparado ao GC em todas as sessões (p<0,05).
Conclusão
A tecnologia assistiva com treinamento Multimodal foi capaz de reduzir a PA a partir de 12a sessão de treino, e quando comparada ao GC, as reduções ocorreram a partir 36a sessão. Neste sentido, essa modalidade de treinamento mostra-se como uma alternativa de terapia eficiente e viável para auxiliar no controle da PA de idosos com hipertensão arterial.
Área
Hipertensão Arterial
Categoria
Pesquisa Clínica
Autores
Jennifer Ariely Sales Suassuna, Eduardo dos Santos Soares Monteiro, Anderson José Rodrigues-da-Silva, Stephanney Karolinne Mercer Souza Freitas de Moura, Ana Raquel Gama Gomes, Rafael Petrucci Negócio Montenegro, Geilson Lucas de Lucena-Filho, Amilton da Cruz Santos, Maria do Socorro Brasileiro-Santos