Dados do Trabalho
Título
Capacitação para promoção/prevenção da saúde em primeiros socorros e suporte básico de vida no Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI: realização de minicursos teórico-práticos para o cuidado infantil
Apresentação do Caso
A disciplina de cuidados de enfermagem para pacientes em situações críticas vinculada ao departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), realizou a curricularização da extensão em atendimento à Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação. Nesse sentido, o artigo 4º trás que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos. Existe um projeto maior entitulado: Ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e vigilância em saúde em situações de acidentes e condições crônicas agudizadas: possibilidades de atuação da enfermagem, o qual norteia as atividades de extensão da disciplina e encontra-se aprovado pela pró-reitoria de extensão e Comitê de Ética.
Discussão
Dessa maneira, a ação presente neste projeto de extensão teve como objetivo instrumentalizar os participantes para a promoção da saúde, prevenção de agravos e vigilância em saúde, bem como a atuação frente a situações de acidentes e agravos crônicos agudizados em diferentes cenários com temas relacionados a urgência e emergência, com foco principal em primeiros socorros e suporte básico de vida no atendimento entre os professores e alunos. O projeto foi desenvolvido em Guarapuava-PR entre os anos de 2022 e 2023, o público-alvo foram 56 professores e 45 alunos dos 16 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Os acadêmicos desenvolveram as capacitações acompanhados pelos docentes do curso de Enfermagem, a proposta foi desenvolvida por meio de sete minicursos teórico-práticos no CMEI, sendo os professores divididos entre grupos de aproximadamente 4 pessoas: grupo 1 – queimadura; grupo 2 – violência; grupo 3 – alergias/intoxicação; grupo 4 – febre/convulsão; grupo 5 – quedas/controle dos níveis pressóricos; grupo 6 – engasgo/manobra de heimlich; grupo 7 – ressuscitação cardiopulmonar (RCP) adulto e infantil, e atividade lúdica/teatro para alunos de até cinco anos, grupo 8 – lavagem simples das mãos.
Comentários Finais
Assim, durante as capacitações foi observado interação entre os professores e crianças dos CMEIs com a e equipe do curso de Enfermagem da UNICENTRO. Além disso, propuseram expansão de temas para o ano de 2024 e inclusão dos pais, fortalecendo a articulação ensino, serviço e comunidade. Agradecimento: A Fundação Araucária pelo apoio financeiro para apresentação deste trabalho.
Área
Hipertensão Arterial
Autores
Bruno Bordin Pelazza, Maicon Henrique Lentsck, Maria Regiane Trincaus, Iria Barbara Oliveira Krulikowski, Marisete Hulek, Raul Henrique Oliveira Pinheiro, Talita Mendes Santos, Carine Teles Sangaleti, Tatiane Baratieri, Viviane Knuppel Quadros Gerber