Dados do Trabalho


Título

A ESTIMULAÇÃO COLINÉRGICA COM PIRIDOSTIGMINA MELHORA PARÂMETROS HEMODINÂMICOS E O PERFIL INFLAMATÓRIO RENAL APÓS IAM EM RATOS SHR

Introdução

O aumento da pressão arterial pode interferir na resposta hemodinâmica após infarto agudo do miocárdio (IAM) e o processo inflamatório exacerbado pode reduzir a resposta imune em ratos espontaneamente hipertensos (SHR) pós IAM. Recentemente, descreveu-se que a estimulação direta do nervo vago ou o uso de drogas anticolinesterásicas (piridostigmina, PI) podem reduzir o processo inflamatório em diversos modelos de inflamação. Pouco se sabe sobre o impacto da PI na inflamação relacionada à lesão renal após IAM em animais SHR.

Objetivo

Investigar se a estimulação colinérgica por meio da administração de piridostigmina melhora parâmetros hemodinâmicos e a expressão gênica de citocinas inflamatórias no rim após IAM em animais SHR.

Método

Ratos SHR adultos machos foram divididos em 3 grupos (8-10 animais/grupo): SHAM (submetidos a toracotomia), IAM (infartados: toracotomia com ligadura da artéria coronária esquerda) e IAM+PI (infartados + tratados com PI na dose de 40 mg/kg/dia, por gavagem, por 7 dias). No sexto dia, curvas de pressão arterial foram analisadas após registro direto por cateterização da artéria femoral. Após eutanásia no 7º dia os rins foram retirados para quantificação da expressão gênica das citocinas pró-inflamatórias e pró-fibróticas (IL-1β, TNF-α e TGF- β) e anti-inflamatórias  (IL-10) pela técnica RT-qPCR. Utilizamos o teste de ANOVA para as análises entre os grupos. 

Resultados

O grupo IAM + PI comparado ao SHAM apresentou menor valores de PAS, PAD e PAM e menor PAD comparado ao IAM. O grupo IAM apresentou maior expressão gênica de citocinas pró-inflamatórias comparado ao SHAM. O grupo IAM + PI apresentou menor expressão de TNF-α e IL-1β (p<0,05) comparado ao IAM e um aumento da expressão de IL-10 (p<0,05) comparado ao SHAM.

Conclusão

A estimulação colinérgica melhora parâmetros hemodinâmicos e reduz a expressão de citocinas pró-inflamatórias no rim após IAM em ratos SHR.

Área

Hipertensão Arterial

Categoria

Pesquisa Básica

Autores

Manuella da Silva Teixeira, Pamela Nithzi Bricher Choque, Maria Helena Porter, Humberto Dellê, Fernanda Marciano Consolim-Colombo, Maria Claudia Irigoyen