Dados do Trabalho
Título
EFEITO DE 12 SEMANAS DE TREINAMENTO ISOMÉTRICO COM HANDGRIP NA PRESSÃO ARTERIAL CLÍNICA EM PESSOAS COM HIPERTENSÃO: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Introdução
Para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica (HAS) é possível adotar a prática de exercício físico (EF) como estratégia não medicamentosa de controle e redução dos valores de pressão arterial (PA). Apesar de existirem modalidades tradicionais de EF que são efetivas na redução da PA, muitas vezes não são adotadas de maneira regular pelas pessoas com hipertensão. Estudos de metanálise têm demonstrado que o treinamento isométrico com handgrip (TIH) promove reduções na PA clínica, chegando a 8 mmHg para pressão arterial sistólica (PAS) e 4 mmHg para pressão arterial diastólica (PAD). No entanto, mais estudos randomizados e controlados são necessários para avaliar o efeito do TIH na PA.
Objetivo
Analisar o efeito de 12 semanas do TIH na PA clínica em pessoas com hipertensão.
Método
Trata-se de um ensaio clínico randomizado e controlado, com hipertensos medicados, de ambos os sexos e com idade acima dos 18 anos. Os sujeitos foram alocados em dois grupos: TIH e grupo controle (GC). O grupo TIH, com um aparelho de handgrip, realizou três sessões semanais supervisionadas, com quatro séries de dois minutos de contração isométrica, com um minuto de intervalo entre séries, alternando os braços, com intensidade de 30% da contração voluntária máxima. O GC realizou o mesmo protocolo de treinamento com contração isotônica em uma bola antiestresse. As avaliações da PA clínica ocorreram antes e após a intervenção de 12 semanas. Os dados de PA foram analisados por protocolo através das equações de estimação generalizadas (GEE) no Software SPSS.
Resultados
Participaram do estudo 15 indivíduos (53,3% homens; GC = 53,3%) com idade de 62 ± 6,9 anos. Foi possível observar efeito isolado apenas na variável tempo (p = 0,013), na PAS, onde os valores reduziram (TIH = -8,6; GC = -3,8 mmHg) em comparação do momento pré com o pós-intervenção, independente do grupo. Apesar de não haver diferença estatisticamente significativa para as demais variáveis e indicadores, é possível observar que o TIH apresentou uma melhor magnitude de redução de pressão arterial em comparação ao GC.
Conclusão
Uma intervenção de 12 semanas de TIH oferecido três vezes por semana não foi capaz de proporcionar melhorias significativas nos parâmetros de PA em pessoas com hipertensão.
Área
Hipertensão Arterial
Categoria
Pesquisa Clínica
Autores
Juliana Pinto da Silveira, Eduardo Braghini Johann, Allana Andrade Souza, Marcelo Baggio, Maria Eduarda de Moraes Sirydakis, Antônio Cleilson Nobre Bandeira, Aline Mendes Gerage