Dados do Trabalho


Título

Reprodutibilidade da monitorização da pressão arterial de 24 horas em pacientes hipertensos

Introdução

A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) tem sido amplamente utilizada para diagnosticar e avaliar hipertensão e também para monitorar o tratamento no ambiente clínico. Contudo, a reprodutibilidade das variáveis encontradas pela MAPA ainda não está clara.            

Objetivo

 Avaliar a reprodutibilidade, confiabilidade e concordância de diferentes variáveis da MAPA em pacientes hipertensos.

Método

 Foram convidados 38 indivíduos (45% mulheres) com diagnóstico de hipertensão arterial de dois centros universitários, em São Paulo/SP e Florianópolis/SC, os pacientes foram submetidos a duas avaliações da MAPA (Dyna Mapa, Cardio Sistemas Comercial e Industrial Ltda, Brasil) com intervalo mínimo de 48 horas entre elas. Foram avaliados a reprodutibilidade dos valores brutos e relativos das médias, do padrão circadiano e da variabilidade dos indicadores fornecidos pela MAPA. Os valores do dia 1 e dia 2 foram comparados por meio do teste de Wilcoxson. Foram avaliados o coeficiente de correlação intraclasse (CCI), erro típico (ET), coeficiente de variação (CV), erro técnico da medida (ETM), erro padrão de média (EPM) e mínima diferença detectável (MDD).

Resultados

Para os valores médios da pressão arterial em 24h, vigília e sono, não houve diferenças entre o dia 1 e o dia 2 (p>0,473). O ICC esteve entre 0,774 e 0,930; CV entre 3,3 e 5,1; ET entre 4,5 e 7,0; ETM entre 8,7 e 13,5; EPM entre 3,2 e 5,1; MDD entre 4,9 e 6,2. Para os valores que indicam a variabilidade da pressão arterial, foram observadas diferenças entre o dia 1 e 2 em parâmetros como: desvio padrão da PAM das medidas de 24h (p=0,055), desvio padrão da PAM das medidas de sono (p=0,013), desvio padrão da PAD das medidas de sono (p=0,008), desvio padrão da PAM das medidas dia e noite (p=0,023) e desvio padrão da PAD das medidas dia e noite (p=0,022). O ICC esteve entre 0,290 e 0,765; CV entre 10,9 e 25,6; ET entre 1,4 e 7,5; ETM entre 2,9 e 14,6; EPM entre 1,2 e 5,9; MDD entre 3,0 e 6,7.

Conclusão

Em indivíduos hipertensos, os valores médios de pressão arterial medidos pela MAPA em 24h, vigília e sono se mostraram reprodutíveis e com bons indicadores de concordância e confiabilidade. No entanto, variáveis que indicam variabilidade da pressão arterial não tiveram bons indicadores de reprodutibilidade, concordância e confiabilidade nesses pacientes.  

Área

Hipertensão Arterial

Categoria

Pesquisa Clínica

Autores

Renan Massena Costa, Adão Luís do Monte, Max Duarte de Oliveira, Juliana Pinto da Silveira, Carla Elane Silva dos Santos, Helcio Renan Kanegusuku, Breno Quintella Farah, Aline Mendes Gerage, Raphael Mendes Ritti Dias, Marilia Almeida Correia