Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DO “HOME-BASED EXERCISE” NA ALDOSTERONA E RIGIDEZ ARTERIAL EM HEMODIÁLISE

Introdução

Pacientes com doença renal crônica apresentam alto risco cardiovascular (CV). A elevada concentração de aldosterona (Aldo) e a rigidez arterial (RA) imprimem um prognóstico ruim nos pacientes em hemodiálise (HD). Trabalhos prévios de nosso grupo com protocolo intradialítico verificaram que o exercício físico em pacientes em HD poderia diminuir a Aldo, desse modo, os efeitos benéficos do exercício físico poderiam ser mediados pela diminuição da Aldo na HD. Entretanto, pouco se sabe sobre os efeitos do “home-based exercise” nesses pacientes.

Objetivo

Verificar os efeitos do “home-based exercise” na Aldo e RA em pacientes em HD.

Método

Ensaio clínico controlado, randomizado, paralelo, aberto e com observador cego. Participaram 24 pacientes em HD com idade superior a 18 anos e Aldo plasmática acima de 15 ng/dL, randomizados em dois grupos: exercício (GE) n=13 e controle (GC) n=11. O GE foi submetido ao “home-based exercise”, com duração de 12 semanas e o GC não foi submetido a nenhuma intervenção. Foram avaliados valores de Aldo, velocidade de onda de pulso, “augmentation index” e pressão arterial central. Foi aplicado teste de ANOVA two-way com medidas repetidas seguido do “post hoc” de Bonferroni. O nível de significância foi de 0,05.

Resultados

A Aldo apresentou diminuição significativa nos valores de 69±27,6 ng/dL para 50±31,9 ng/dL (p=0,04) no grupo exercício e no grupo controle foi de 78±28,8 ng/dL para 78±29,3 ng/dL portanto sem alterações.  Os parâmetros de RA não se alteraram em nenhum dos grupos inclusive os valores da pressão arterial central.

Conclusão

O “home-based exercise” promoveu a diminuição da ALDO sem mudanças na RA.

Área

Hipertensão Arterial

Categoria

Pesquisa Clínica

Autores

Bruna Pianna, Pedro Henrique Varoli , Jonas Alves Araújo Junior, Newton Key Hokama, Silmeia Garcia Zanati Bazan, Luis Cuadrado Martin