Dados do Trabalho


Título

USO DE MEDICAMENTOS ANTI-HIPERTENSIVOS E VALORES ALTERADOS DE PRESSÃO ARTERIAL EM ADULTOS E IDOSOS DE UMA CIDADE DO LESTE DE MINAS

Introdução

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) afeta cerca de 1,3 bilhões de pessoas no mundo. Sabe-se que nem todos os indivíduos com HAS conseguem manter os valores de pressão arterial sistólica (PAS) e/ou diastólica (PAD) menores que 140 e/ou 90mmHg, respectivamente, o que aumenta o risco cardiovascular desses indivíduos.

Objetivo

Investigar o uso de medicamentos anti-hipertensivos e a presença de valores alterados de PAS e PAD de repouso em adultos e idosos residentes na cidade de Governador Valadares-MG.

Método

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFJF (nº 1.089.162). Durante os anos de 2014 e 2023 foram realizadas ações de saúde em diferentes locais da cidade. Os adultos e idosos foram submetidos a uma entrevista individual com perguntas sobre: nome, idade, sexo, autorrelato de presença de HAS e uso de medicamentos anti-hipertensivos. Adicionalmente, foram realizadas as seguintes medidas: PAS e PAD de repouso, massa corporal, altura (para cálculo do índice de massa corporal - IMC) e circunferência de cintura (CC). Foram considerados como alterados os valores de PAS e/ou PAD ≥ 140 e/ou 90mmHg, respectivamente. Os dados foram analisados de forma descritiva e estão apresentados em média±erro padrão e percentual.

Resultados

Foram avaliados 2.327 indivíduos, com as seguintes características: 51% adultos; 70% mulheres; 55,7±0,3anos; IMC 27,7±0,1kg/m²; PAS 127,0±0,4mmHg; PAD 78,9±0,2mmHg; CC 92,5±0,3cm. Considerando os 1.036 indivíduos que autorrelataram HAS (44,5% da amostra total), 72,2% eram idosos e 96% relataram o uso de medicamentos anti-hipertensivos. Entre os adultos com HAS, 30,4% apresentaram PAS alterada, 34,8% PAD alterada e 23,5% ambos os valores alterados. Entre os idosos com HAS, 37,6% apresentaram PAS alterada, 19,7% PAD alterada e 15,4% ambos os valores alterados.

Conclusão

Quase metade da amostra avaliada apresentou HAS, sendo que a maioria destes pacientes relatou estar em uso contínuo de medicamentos anti-hipertensivos. Entretanto, foi possível observar que uma parcela importante dos indivíduos com HAS apresentou valores de PA de repouso alterados. Estes dados demonstram a necessidade de fortalecimento do monitoramento dos valores de pressão arterial destes pacientes e, quando necessário, a readequação do tratamento medicamentoso. Fontes de financiamento:  Pró-reitorias de Extensão, Graduação, Pós-graduação e Pesquisa; FAPEMIG (APQ 00133-14; APQ 03011-21); PROEXT-MEC; CNPq (432314/2016-4); CAPES.

Área

Hipertensão Arterial

Categoria

Estudos Epidemiológicos

Autores

Matheus Warthe Borborema Costa, Erico Ribeiro Netto, Pedro Ian Barbalho Gualberto, Mateus Gonçalves Silva, Vanderleia Maria Faria, Danielle Lorentz Villaça, Davi Amador Fioreti Costa, Diego Alves Santos, Cláudia Lúcia Moraes Forjaz, Andreia Cristiane Carrenho Queiroz