Dados do Trabalho


Título

PRESENÇA DE DOENÇAS CARDIOMETABOLICAS E NIVEL DE PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADULTOS E IDOSOS DE UMA CIDADE DO LESTE DE MINAS GERAIS

Introdução

Com o avanço da idade, ocorre o aumento da prevalência de doenças cardiometabólicas, como hipertensão arterial (HA), obesidade e diabetes. Apesar da prática de atividade física ser crucial para a prevenção e controle dessas doenças, apenas 40,6% da população brasileira é considerada fisicamente ativa.

Objetivo

Investigar a presença de HA, obesidade e diabetes, bem como avaliar o nível de prática de atividade física de lazer entre adultos e idosos residentes em Governador Valadares-MG.

Método

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº 1.089.162). Foram realizadas ações de saúde nas quais adultos e idosos foram submetidos a entrevistas individuais, com perguntas sobre características gerais, prática de atividade física de lazer e autorrelato de HT e de diabetes. Foram realizadas as seguintes medidas: pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) em repouso, circunferência de cintura, massa corporal e altura. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial (teste T de Student para amostras independentes), considerando como significante P<0,05.

Resultados

Foram avaliados 1.187 indivíduos, sendo 51,6% idosos e 68,1% mulheres. Em adultos, 25,7% autorrelataram HT, 8,5% diabetes e a maioria apresentou sobrepeso/obesidade (65,8%). Embora 95,3% dos adultos hipertensos relataram fazer uso de antihipertensivos, 30,5% apresentaram PAS alterada e 39,7% PAD alterada. Em idosos, a maioria apresentou sobrepeso (53,4%), circunferência de cintura alterada (52,6%) e HT autorrelatada (65,8%). Embora 94,5% dos idosos hipertensos relataram fazer o uso de antihipertensivos, 40,2% apresentaram PAS alterada e 19,2% PAD alterada. A maioria da amostra (57,4%) foi classificada como inativa/insuficientemente ativa fisicamente. Os adultos fisicamente ativos apresentaram menores valores de PAS (P=0,030) e os idosos fisicamente ativos apresentaram menores valores de circunferência de cintura (P=0,044) e de PAS (P=0,022).

Conclusão

Considerando a amostra avaliada em Governador Valadares-MG, a maioria dos adultos apresentou sobrepeso/obesidade e a maioria dos idosos apresentou HA, sobrepeso e circunferência de cintura alterada. Destaca-se a presença de valores de PA alterados em parte dos hipertensos medicados e de níveis insuficientes de prática de atividade física de lazer. Fontes de financiamento:  Pró-reitorias de Extensão, Graduação, Pós-graduação e Pesquisa; FAPEMIG (APQ 00133-14; APQ 03011-21); PROEXT-MEC; CNPq (432314/2016-4); CAPES.

Área

Hipertensão Arterial

Categoria

Estudos Epidemiológicos

Autores

Pedro Ian Barbalho Gualberto, Diego Alves Santos, Mateus Gonçalves Silva, Vanderleia Maria Faria, Matheus Warthe Borborema Costa, Pedro Henrique Berbert Carvalho, Clarice Lima Alvares Silva, Ciro José Brito, Cláudia Lúcia Moraes Forjaz, Andreia Cristiane Carrenho Queiroz