Dados do Trabalho
Título
Taquicardia Ventricular Fascicular Sustentada induzida ao Teste de Esforço em paciente portadora de Síndrome Arritmogênica da Disjunção do anel mitral.
Introdução
O prolapso da válvula mitral é uma das valvopatias mais comuns com prevalência que varia de 2 a 3%. A apresentação clínica pode ser muito diversa e a Síndrome Arritmogênica da Disjunção do Anel Mitral (SADAM) tem ganhado mais importância recente pela associação com arritmias ventriculares malignas e de pior prognóstico. Predomina no sexo feminino, com doença mixomatosa em folhetos bilaterais, clique mesossistólico, anormalidades de repolarização e arritmias ventriculares complexas com morfologia polimórfica e bloqueio de ramo direito, sem regurgitação significativa.
Descrição do Caso
Paciente do sexo feminino, 51 anos, natural de Minas Gerais, portadora de IM Moderada com queixa de cansaço de longa data com piora recente (Classe Funcional II) associado à palpitações eventuais com curta duração. Antecedentes de hipotireoidismo em uso de Levotiroxina 88mcg. O irmão faleceu aos 57 anos por “arritmia complexa” e era portador de cardiopatia valvar. O Ecocardiograma (dezembro/21) com função sistólica e espessura miocárdicas preservadas. (FEVE 66%), Válvula Mitral com espessamento moderado e prolapso de ambas as cúspides além de Insuficiência de grau moderado. Holter 24h (10/01/22) com densidade alta (28%) de Extra-sístoles Ventriculares (EV) e Taquicardia Ventricular não sustentada (TVNS) sendo a maior com 24 bpm consecutivos. Foi então submetida ao Teste de Esforço (TE) no dia (25/03/22), sob o protocolo BRUCE. Apresentou na fase de esforço inicial, episódios de EV isoladas com uma densidade crescente evoluindo com TV Pósterobasal, assintomática e com total estabilidade hemodinâmica com duração de 15 minutos.
Hipótese(s) diagnóstica(s)
O TE tem amplo papel na avaliação de arritmias cardíacas. Pode avaliar a origem a resposta clínica e hemodinâmica de cada arritmia. Neste caso clínico a TV fascicular póstero-basal do ventrículo esquerdo sustentada foi desencadeada pelo exercício. (morfologia de BRD e BDAS). A alta prevalência de ESV durante o Holter 24h, com ECO Transtorácico sem evidências de alterações estruturais, demonstram que o PVM é fator arritmogênico. A RNM ajudou a confirmar a suspeita clínica.
Conduta(s) adotada(s)
A TV foi revertida após a infusão de Amiodarona endovenosa na dose de 300 mg. A paciente foi posteriormente conduzida ao Pronto-Socorro para avaliação clínico-laboratorial. Recebeu alta com Verapamil 80mg 2x ao dia.
Conclusões
O TE pode ser uma ferramenta diagnóstica e prognóstica nas arritmias relacionadas a SADAM. Arritmias complexas graves devem ser rapidamente identificas e tratadas melhorando a segurança do método.
Palavras chave
Teste de Esforço; Taquicardia Fascicular; Síndrome Arritmogênica da Disjunção do Anel Mitrlal (SADAM).
Área
Teste ergométrico/Teste cardiopulmonar
Instituições
Departamento de Ergometria - Instituto do Coração (InCor) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil, Unidade de Arritmia - Instituto do Coração (InCor) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
MARCO ANTONIO FERNANDES JUNIOR, NEMER LUIS PICHARA, LUCIANA SACILOTTO, BEATRIZ MOREIRA AYUB FERREIRA SOARES, ANDRÉA MARIA GOMES MARINHO FALCÃO, MARIA CLARA LIMA ALMEIDA, FRANCISCO DARRIEUX, WILLIAM AZEM CHALELA