Congresso Internacional e XXVIII Congresso Nacional do DERC

Definição das Atividades


Mesas Redondas

Incluem apresentações formais objetivando revisão de conceitos básicos e atualizações pertinentes aos temas propostos e baseadas nos maiores graus de recomendação e evidências, mas exteriorizando a experiência prática. A duração de cada palestra varia entre 08 e 15 minutos a depender do tema central e do número de palestrantes, recomendando-se restringir o número de slides. Ressalta-se que os moderadores serão extremamente rigorosos no controle do tempo, mesmo considerando-se situações inesperadas. Os mesmos conduzirão a atividade com comentários iniciais de abertura, dois a quatro minutos, seguindo-se moderações por dois minutos após o término de cada palestra e ao final de todas as apresentações, durante o tempo estabelecido. Haverá tempo suficiente para a discussão integrada com a audiência.

Estas regras aplicam-se:

MR1 (Telesaude),

MR2 (Novas abordagens durante atividades físicas),

MR3 - A custo efetividade da Prova de esforço (TE) na prática clínica é imbatível - como manejar os dados para o próximo passo.

Atividade Diretrizes

Referem-se à apresentação de recomendações, diretrizes e posicionamentos publicados de modo muito recente (dois, três anos no máximo) e relacionados ao exercício em prevenção cardiovascular. Nestas atualizações o palestrante deverá apresentar o conteúdo específico do documento publicado (onde há envolvimento do exercício), sem emitir posicionamentos pessoais ou utilizar material complementar que não se relacione à diretriz. A ideia é atualizar a audiência transmitindo o que contém o documento. Segue a mesma dinâmica das mesas redondas, com apresentações de 12 minutos improrrogáveis e comentários dos moderadores na abertura - três minutos, dois minutos ao término de cada apresentação e troca de palestrantes e ao final de todas as apresentações, durante o tempo estabelecido. Recomenda-se restringir o número de slides.

Estas regras aplicam-se:

(AD1) - Relevância das novas Diretrizes e Posicionamentos em prevenção e tratamento das doenças CVAS - impacto do exercício físico.

Conferências

Apresentações de temas que envolvam quebra de paradigmas e em modelos inovadores ou aliadas à experiência prática, com 30 minutos de duração, com ou sem moderação de 10 minutos ao final, a depender do tema proposto.

Estas regras aplicam-se:

(C1) - O Ser Humano, o Meio e suas Doenças;

(C2) - Manejo de arritmias ventriculares no Atleta e

(C3)   -  Aplicações Médicas da Inteligência artificial  - predição de morte súbita, classificação de risco. 

Atividade especial

Refere-se à apresentação de temas relevantes com base consolidada em evidências, adicionada à experiência prática sedimentada e envolvendo aspectos comemorativos ou publicações relacionadas às áreas do DERC.

Estas regras aplicam-se:

(AE1) - Reabilitação Cardiovascular no Brasil - 50 anos de sucesso implementando e lutando por Prevenção e

(AE2) - Diretrizes de Teste Ergométrico 2022 - como implementar na prática clínica.

Colóquios

Propostos para a integração com a audiência, abordando as grandes questões referentes aos temas propostos, em respostas rápidas de quatro minutos improrrogáveis, sem slides. Os moderadores deverão estimular a discussão com os comentários pertinentes e dentro da maior objetividade possível, sendo que cada palestrante receberá inicialmente uma a duas questões com o intuito de “esquentar o debate”. Em torno de 10 perguntas iniciais foram sugeridas pela Comissão Científica, ficando a critério dos moderadores direcionar os questionamentos provenientes da assistência. Os mesmos poderão também responder questionamentos específicos.

Estas regras aplicam-se:

(Co1) - Síndrome do COVID longo e Riscos Cardiovasculares.  O que aprendemos e como manejar após o controle da pandemia. Implicações na atividade Física;

(Co2) - Cardiologia, Nutrição, Educação Física e Fisioterapia Integradas;

(Co3) - As diferentes populações, a visão clínica e o manejo - vislumbrando o exercício como ferramenta obrigatória?

Hot Topics - Grandes Questões e Rápidas Respostas - Como integrar informações em meus pacientes de consultório

Propostos para a abordagem de “highligths” de relevância imprescindível nas áreas propostas e com foco na prática clínica” (médica e multiprofissional). Serão rápidas mensagens (variam entre oito minutos e 10 minutos cada apresentação, a depender do tema abordado (cinco a seis slides recomendados) precedidas por comentários iniciais dos moderadores (dois minutos), entre as apresentações (dois minutos) e ao final de todas, durante o tempo estabelecido. Haverá tempo suficiente para a discussão integrada com a audiência.

Estas regras aplicam-se:

(HT1) - O teste cardiopulmonar de exercício em suas grandes conquistas;

(HT2) - Métodos Integrados na prática clínica;

(HT3) - Cardiologia Nuclear - Grandes Questões e Rápidas Respostas - Como integrar informações em meus pacientes de consultório;

(HT4) Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica - Grandes Questões e rápidas respostas - Como integrar informações em meus pacientes de consultório.

Sessão Casos Clínicos de vida real - Ferramentas de apoio ao processo de decisão médica

Vão de encontro à proposta maior do evento, abordando conceitos consolidados e atuais dentro do processo de decisão médica, colocados na prática diária. Cabe aos moderadores a integração com o apresentador, debatedores e plateia, com duração total de 30 minutos para cada caso clínico.

Estas regras aplicam-se:

(CC1) devida real - Ferramentas de apoio ao processo de decisão médica e

(CC2) de vida real - Ferramentas de apoio à decisão médica 

Simpósios Conjuntos com Sociedades Internacionais e Nacionais - DERC (SBC) / EAPC (ESC) / ASNC / ALASBIMN

Atividade científica proposta para integração científica das entidades envolvidas, com os palestrantes internacionais, latino-americanos e europeus, ministrando suas apresentações em modo “online” ou gravadas, salvo situações estabelecidas previamente. Haverá tradução simultânea. As apresentações variam entre 12 e 15 minutos, seguidas de comentários pelos moderadores e debatedores, além de questões ao final com envolvimento da audiência.

Estas regras aplicam-se:

(SCS1) - From Cardiovascular Rehabilitation to return to play. How to proceed e

(SCS2) - Cardiologia Nuclear na prática clínica latino-americana. Ferramentas para o nosso dia a dia.

Simpósios

Interdisciplinar (SI 1) Prática profissional correta. O que é ético, o que posso e não fazer - e os Atestados? – formato semelhante aos colóquios, mas com apresentação inicial de 10-12 minutos por representante do CREMESP, seguindo-se nove (9) questões previamente estabelecidas pela Comissão Científica em respostas de quatro minutos, sem slides. O tempo restante será dedicado à questões da audiência. 

Inter Sociedades (SIS 1) DERC/ Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício - Exercício e Esporte na Cardiologia Clínica – segue formato de colóquios, introdução da temática em torno de 3 (três) minutos e nove (9) questões previamente estabelecidas pela Comissão Científica em respostas de quatro minutos, sem slides. O tempo restante será dedicado à questões da audiência. 

Temas livres e premiações

Regras estabelecidas pela Comissão específica, incluídas no site do Congresso.