Dados do Trabalho
Título
PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO E SOBREPESO/OBESIDADE EM ESCOLARES DO ENSINO PUBLICO DA CIDADE DE JAÚ-SP
Introdução
A obesidade é uma doença crônica não transmissível, caracterizada pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal, enquanto o sobrepeso é definido como uma proporção relativa de peso maior que a desejável para a altura, podendo atingir graus capazes de afetar a saúde e acarretar diversas doenças. A obesidade é uma síndrome multifatorial que desencadeia diversas alterações fisiológicas, bioquímicas, metabólicas, anatômicas. O ganho de peso, ao longo da vida é um importante preditor para o desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica.
Objetivo
Identificar se há prevalência de hipertensão e sobrepeso/obesidade em escolares do ensino médio da cidade de Jaú-SP.
Método
O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, número: 79839317.5.0000.5427. Trata-se de um estudo de campo, transversal de base populacional. A pesquisa foi realizada em 9 escolas públicas de ensino médio da cidade de Jaú/SP, com 125 escolares devidamente matriculados, com idade entre 15 a 17 anos; totalizando 67 meninas e 58 meninos. Foram avaliados: altura e peso para verificar o Índice de Massa Corpórea (IMC), com a fórmula, peso dividido pela altura elevada ao quadrado, com uso dos valores de escore-z e de acordo com as curvas da Organização Mundial da Saúde. Foi mensurada a pressão arterial de acordo com as recomendações da VII Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. A prevalência de hipertensão, sobrepeso e obesidade foi calculada usando o número de indivíduos afetados dividido pelo número total de pessoas analisadas. O cálculo do tamanho da amostra, tabulação e análise dos dados foram realizados no software SigmaStat, versão 3.5. Os dados foram expressos como medidas descritivas de posição e variabilidade e analisados com base em tabelas de distribuição de frequência e submetidos ao teste de Kolmogorov-Smirnov para determinação da aderência à normalidade.
Resultados
Houve prevalência de hipertensão arterial em condições de peso normais, tanto no sexo masculino e feminino.
Conclusão
Conclui-se que houve elevada prevalência de hipertensão, especificamente nos escolares do sexo masculino, 25%, com pesos normais. Esses resultados devem ser motivo de preocupação dos sistemas de saúde do município de Jaú e contribui para estimular políticas públicas, com programas de combate a hipertensão arterial e a obesidade, por meio de exercícios físicos e orientação alimentar para auxiliar na qualidade de vida, desde a fase de criança à vida adulta.
Palavras Chaves
Hipertensão, escolares, obesidade, sobrepeso
Área
Área Multiprofissional
Instituições
Faculdades Integradas de Jahu - São Paulo - Brasil
Autores
Ana Paula Saraiva Marreiros, João Paulo Da Silva, Iam Ponte Neves, Gabriel Souza Zanini, Evandro Antônio Correia, Deivide Telles Lima, Renan Floret Turini Claro, Guilherme Augusto Martines, Ademir Testa Junior, Paula Grippa Sant'Ana