Dados do Trabalho
Título
COORDENAÇÃO LESTE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EXPANDE AÇÕES DE CONFRONTO ÀS DCNT, APÓS PILOTO EM STS ITAQUERA
Introdução
A iniciativa Cantinho Cuidando de Todos – Cuidando do seu Coração teve início na CRS Leste, no território da STS Itaquera, guiada pelo Programa Cuidando de Todos, e propôs a sistematização da gestão das DCNT, permitindo o monitoramento no território com o auxílio do painel de gestão.
Objetivo
Implementar melhorias, tanto estruturais quanto de processos na gestão de DCNT, refletindo na identificação de 90% de pacientes diabéticos e mais de 70% dos hipertensos versus as respectivas prevalências (ISA CAPITAL, 2015).
Método
As unidades básicas da CRS têm se empenhado para consolidar as estratégias propostas pela trilha da jornada Cuidando de Todos. As equipes têm realizado atividades periódicas de busca ativa interna e externa que são planejadas em reuniões técnicas das equipes das UBS e monitoradas pelas STS. Os gerentes têm participado das reuniões de trabalho em conjunto com a SMS/ CRS e STS e contribuído para o aprimoramento e implementação das soluções.
Resultados
Atualmente, temos o tema DCNT incorporado às reuniões de equipe de todas as UBS da CRS Leste, refletindo em 100% das unidades com plano de ação de busca ativa elaborado e vigente e com fluxo de atendimento para as DCNT definido. A estratificação de risco já é realidade nas unidades da CRS Leste, que possui 96% das UBS com profissionais orientados e capacitados para a importância do registro nos prontuários. O Plano de Autocuidado Pactuado (PAP) tem sido iniciado com os usuários, em toda CRS Leste, tendo mais de 660 PAP formalizados. No território, já foram capacitados 632 profissionais no EAD do Protocolo Cuidando de Todos. A implantação das etapas da trilha da jornada Cuidando de Todos e o modelo de governança proposto já estão difundidos e incorporados em todas as UBS que possuem o Cantinho Cuidando de Todos. A etapa de busca ativa está incorporada no cronograma de atividades e na rotina das UBS, que já identificaram mais de 348.088 hipertensos e 148.599 diabéticos.
Conclusão
Mostrou-se possível consolidar este modelo de governança e incorporar as etapas da trilha na rotina de todas as unidades do município, impactando diretamente a qualidade da assistência prestada à população.
Palavras Chaves
Atenção Primária à Saúde; Doença Crônica;
Área
Área Básica
Instituições
Prefeitura do Município de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
Camila Souza Pereira Fermiano, Camila Souza Pereira Fermiano, Juliana Mendes Melo Vidal , Juliana Mendes Melo Vidal , Edmilson Pessoa Barros, Edmilson Pessoa Barros, Soeli Rodrigues Silva, Soeli Rodrigues Silva