XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial

Dados do Trabalho


Título

COORDENADORIA DE SAÚDE DA REGIÃO SUDESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO ADERE AO PROGRAMA QUE INCENTIVA A POPULAÇÃO AO AUTOCUIDADO NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS

Introdução

Em 2020, com o apoio da iniciativa Cantinho Cuidando de Todos – Cuidando do seu Coração, o protocolo da linha de cuidado das doenças crônicas não transmissíveis começou a ser utilizado no território da Supervisão Técnica de Saúde da Penha.

Características sociodemográficas da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste:
• População de 2.712.633 habitantes;
• 8 subprefeituras;
• Área de 210,9 km²;
• Densidade demográfica de 12.862 hab./km²;
• 889.070 domicílios;
• 99,7% de abastecimento de água em rede.

Objetivo

Após a realização do diagnóstico situacional, foi identificada a necessidade de se intensificar a busca ativa de potenciais grupos de risco para DCNT e orientação sobre mudança de estilo de vida (MEV).

Método

No Cantinho Cuidando de Todos, a proposta era incentivar os próprios usuários dos serviços a verificarem suas pressões arteriais e medir seus pesos. O Programa Cuidando de Todos utiliza a ferramenta painel de gestão para auxílio nas ações das unidades, na organização interna das equipes e na intensificação de busca ativa interna e externa. Foram realizadas capacitações e orientações dos profissionais para melhoria da qualidade da assistência e identificação precoce desses agravos à saúde e campanhas diversas nas unidades para a detecção precoce dos fatores de risco e sintomas de DCNT.

Resultados

Na busca ativa (set/21), foram identificados 64,3% de hipertensos (20.487 pessoas) e 82% de diabéticos (8.669 pessoas).

Considerando os dados de jun/21 a set/21, observou-se que:
• 498 pessoas foram rastreadas e encaminhadas;
• No Cantinho Cuidando de Todos foram realizadas 4.397 medições de PA e 264 de IMC
• 323 PAP foram iniciados;
• 100% das UBS indicaram ter realizado uma reunião com foco em DCNT nos últimos 12 meses, incorporando o tema DCNT nas reuniões.

Conclusão

Diante da experiência exitosa do trabalho desenvolvido na região da STS Penha, com experiências inovadoras em relação ao enfrentamento das DCNT, foi estabelecida a expansão deste projeto para as quatro outras supervisões.

Palavras Chaves

Atenção Primária à Saúde; Doença Crônica;

Área

Área Básica

Instituições

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

CELSO GALHARDO MONTEIRO, Andreza Aparecida Yabiku, Wilma Yoshie Takaoka Pugliese, Fabiana Freitas Fixa da Silva, Mariana Delega Souza, Carlos Alberto Gomes da Costa, Juliano Enrique de Oliveira, Cilene Abreu Cardoso Costa, Vera Lúcia Martinez Manchini, Manoel Amador Pereira Filho