Dados do Trabalho
Título
EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19, UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DO CANTINHO CUIDANDO DE TODOS, NA CRS CENTRO
Introdução
Frente à pandemia da Covid-19, a atenção primária à saúde (APS) se reinventou no manejo e cuidado à população, principalmente quanto às DCNT, doenças multifatoriais que se constituem como as principais causas de mortes no mundo.
Objetivo
Com a capacitação por ensino a distância, EAD-DCNT, e implantação, em janeiro de 2021, do Cantinho Cuidando de Todos na UBS Santa Cecília e na UBS Cambuci, ampliou-se o desafio para o rastreamento e identificação das DCNT nos territórios de abrangência, estabelecendo-se no decorrer do ano.
Método
Realizamos uma análise, de julho a outubro/2021, referente ao número de pessoas identificadas como hipertensas e diabéticas, em ambas as UBS. Na CRS Centro, ocorreram reuniões para a implementação do Programa Cuidando de Todos da AB/SMS, com a participação dos gerentes das UBS, interlocutores de DCNT das STS e apoiadores da OSS IABAS, com o objetivo de implantar a jornada Cuidando de Todos na rotina das UBS e divulgar o curso EADDCNT. Neste percurso, o acesso ao Protocolo Cuidando de Todos norteou o planejamento e organização das ações, ampliando para as equipes a realização de busca ativa interna e externa, associada às demais campanhas de saúde, intensificando o rastreamento das DCNT em seus territórios de abrangência. O Programa Cuidando de Todos conta com o painel de gestão, ferramenta indispensável para o monitoramento do Cantinho Cuidando de Todos, que apoia a organização interna e externa ao planejamento das ações de cuidados às DCNT, aos gerentes e às equipes, apontando as necessidades de intervenções nos territórios para a prevenção de DCNT e promoção da saúde.
Resultados
O número de pessoas hipertensas e diabéticas identificadas, nas UBS Santa Cecília e Cambuci, entre julho e outubro/2021, foi de 12.950 hipertensos e de 6.764 diabéticos, corroborando uma maior intensificação de detecção de pessoas com DCNT.
Conclusão
A gestão do cuidado às DCNT nos conduziu a um desafio no olhar e na ação de trilhar a jornada Cuidando de Todos. Tivemos avanços frente ao momento da pandemia da Covid-19, e para garantir sua continuidade consideramos de extrema relevância a educação permanente em DCNT, que auxiliará na adesão dos profissionais e dos gerentes na APS. Os processos de educação permanente são dispositivos que atuam na organização das etapas de trabalho. O monitoramento da gestão do cuidado em DCNT terá um impacto na condução e qualidade da assistência à saúde para a população.
Palavras Chaves
Atenção Primária à Saúde, Doença Crônica
Área
Área Básica
Autores
FRANCISCA MARIA DE QUEIROZ