Dados do Trabalho
Título
Irregularidade do Sono e Associação com Hipertensão Arterial e Níveis Pressóricos: Estudo ELSA-Brasil.
Introdução
Recentes evidências sugerem que a irregularidade do sono pode ter impacto cardiovascular, mas a associação com a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é desconhecida.
Objetivo
Avaliar a associação da irregularidade do sono com a HAS e níveis pressóricos (PA).
Método
Participantes adultos do ELSA-Brasil realizaram avaliações clínicas incluindo a duração objetiva do sono (Actigrafia) por 7 dias consecutivos, insônia e avaliação para definição da apneia do sono (Poligrafia) por 1 noite de sono. Para quantificar a irregularidade do sono, utilizamos dois parâmetros obtidos pela actigrafia: 1) desvio padrão (DP) de 7 dias da duração de sono; 2) DP de 7-dias da latência para início do sono. Uma análise multivariada foi usada para determinar as associações independentes da irregularidade do sono com valores de HAS e PAS sistólica/diastólica.
Resultados
Foram estudados 1.720 participantes (idade 49±8 anos; 43,4% homens) e 27% apresentavam HAS. Após ajustes para idade, sexo, raça, índice de massa corporal (IMC), consumo excessivo de álcool, intensidade de atividade física, excreção urinária de sódio, insônia, duração objetiva do sono (DS) e apneia do sono (índice de apneia-hipopneia ≥ 15 eventos/hora), encontramos que o DP de 7 dias da duração de sono foi discretamente associada à HAS. No entanto, o DP de 7 dias da duração de sono >90min foi independentemente associada à PA Sistólica (β: 1,55; IC 95%: 0,23-2,88) e PA Diastólica (β: 1.07; IC 95%: 0.12-2.01). A análise de estratificação excluindo participantes com apneia do sono revelou que o DP de 7 dias da duração de sono 90min foi associado a uma chance de 48% maior de ter HAS (OR: 1,48; IC 95%: 1,05, 2,07). Não foram observadas associações significativas para o DP de 7 dias da latência para início do sono.
Conclusão
A medida objetiva da irregularidade do sono, avaliada pelo DP da duração do sono por uma semana, foi associada à HAS e maiores níveis pressóricos, principalmente em participantes sem apneia do sono.
Palavras Chave
ritmo circadiano, apneia obstrutiva do sono, duração do sono, irregularidade do sono, hipertensão arterial.
Área
Área Clínica
Instituições
Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica, Hospital Universitário, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil, Unidade de Hipertensão, Disciplina de Nefrologia, Hospital das Clinicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil, Unidade de Hipertensão, Instituto do Coração (InCor), Hospital das Clinicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
Barbara K Parise, Ronaldo B Santos, Soraya Giatti, Aline N Aielo, Lorenna F Cunha, Silvana P Souza, Luiz A Bortolotto, Paulo A Lotufo, Isabela M Bensenor, Luciano F Drager