Dados do Trabalho
Título
PREVALÊNCIA DO EXCESSO DE GORDURA CORPORAL EM POLICIAIS MILITARES DE SÃO PAULO
Introdução
O sobrepeso e a obesidade aumentam de forma epidêmica na maioria dos países constituindo um problema de saúde pública. O excesso de gordura corporal eleva a produção de adipocinas pró-inflamatórias que podem induzir a resistência à insulina, doenças cardiovasculares, hepáticas, síndrome metabólica e hipertensão. Recentemente foi identificado elevada prevalência de Síndrome Metabólica (SM) e alterações metabólicas em policiais militares do programa de radiopatrulha de São Paulo, entretanto não há estudos que tenham identificado a prevalência do excesso de gordura corporal em Policiais Militares do Estado de São Paulo
Objetivo
O objetivo do estudo foi analisar a prevalência de excesso de gordura corporal de policiais militares da capital e região metropolitana do Estado de São Paulo.
Método
Participaram do estudo 1293 policiais, 168 mulheres e 1125 homens com média de idade de 31 anos, que foram submetidos à análise da composição corporal por impedância bioelétrica, da marca Inbody (modelo 370), para determinar a massa gorda corporal. O percentual de gordura corporal (PGC) foi classificado, à saber: a) normal (12-22%) para homens e (20-30%) para as mulheres; b) acima do recomendado (>20%) para homens e (>30%) para mulheres, de acordo com Bray (1998). Os dados foram analisados pelo programa estatístico GraphPad Prism v.9 para determinar as médias e intervalo de confiança de 95% (IC 95%)
Resultados
Os resultados apontaram um PGC médio de 33,3 (IC95% 32,3-34,4) e 23,9 (IC95% 23,5-24,3), respectivamente no grupo feminino e masculino. Foi observado que 22,1% das mulheres apresentaram PGC normal, 77,9% acima do recomendado. No sexo masculino foi observado PGC normal em 27,5% e acima do recomendado em 72,5% da amostra.
Conclusão
Concluímos que há elevada prevalência de excesso de gordura corporal em Policiais Militares de São Paulo de ambos os sexos, demonstrando a necessidade de medidas de intervenção que busquem a redução e manutenção do peso de massa gorda e higidez física dos policiais militares.
Palavras Chave
índice de massa corporal, gordura corporal, obesidade.
Área
Área Básica
Autores
Vanessa Leme de Souza, José Roberto De Moura , Fernando Alves Santa Rosa , Fernanda Monma, Diego Ribeiro De Souza